Pós-doutorado: Desvendando os mecanismos moleculares subjacentes à interação parasita-hospedeiro na neurocisticercose
Publicado por: Camila Delmondes
21 de fevereiro de 2020

Compartilhar:

O Laboratório de Genética Molecular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibiliza uma bolsa de pós-doutorado, pelo período de dois anos, na área de genética médica e fisiologia para a análise e caracterização de como o transcriptoma de tecido e células neuronais de hospedeiros animais naturais (porcos) e não-naturais (ratos) se altera ao longo do curso de infecção pela larva de Taenia solium. Para tal, o candidato se utilizará de técnicas de prospecção gênica em larga escala como sequenciamento de nova geração de RNA de tecido e single-cell e validação dos genes e vias candidatas por meio de ferramentas de biologia molecular como qPCR, espectrometria de massas e imunofluorescência. Ademais, o projeto também visa iniciar a organização para montagem de um biorepositório de amostras de sangue e tecido de pacientes diagnosticados com neurocisticercose.  Para tal, o candidato recrutará pacientes de serviços ambulatoriais e de cirurgia do Hospital das Clínicas da Unicamp e os convidará para participação no estudo.

Os candidatos devem já ter concluído o doutorado e ter experiência comprovada em pesquisa e manipulação animal (ratos), sequenciamento de nova-geração, ferramentas de biologia molecular aplicadas a análise de DNA, RNA e proteína e, ainda, técnicas de imunofluorescência. Conhecimento e experiência em neuroinflamação é um diferencial. O candidato deve apresentar pelo menos uma primeira autoria em publicações científicas em revistas de circulação internacional.

A inscrição será no período de 03/02/2020 a 03/03/2020 através do e-mail: icendes@unicamp.br, sendo necessário que o candidato encaminhe seu curriculum vitae, histórico escolar da pós-graduação e duas cartas de recomendação.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp (no valor de R$ 7.373,10 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM