Pesquisas sobre tireoide são premiadas em congresso internacional
Publicado por: Camila Delmondes
15 de dezembro de 2015

Compartilhar:

As pesquisas “Epstein-Barr vírus pode exercer um papel no desenvolvimento de nódulos tiroidianos”, da biomédica Jacqueline F. Martins de Almeida e “Questionário identifica os pacientes mais acometidos pela oftalmopatia de Graves”, do endocrinologista Danilo Glauco Pereira Villagelin Neto, foram durante o 15º Congresso Internacional de Tireoide (ITC, em inglês) e 85º Encontro Anual da Associação Americana de Tireoide, ocorridos de 18 a 23 de outubro, em Orlando, nos Estados Unidos. Veja mais sobre o ITC.

Os doutorandos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram premiados nas categorias Básicas e Clínica e receberam como prêmio o Travel Grants no valor de US$ 1 mil. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Genética Molecular do Câncer (Gemoca) da FCM. A orientadora foi a médica endocrinologista, professora da FCM e coordenadora do Gemoca, Laura Sterian Ward.

Os herpes vírus têm sido associados com diversas neoplasias malignas e também com doenças autoimunes tireoidianas. O objetivo do trabalho foi verificar a presença da infecção destes herpes vírus em nódulos tireoidianos benignos e malignos procurando indícios de uma possível associação com tumores tireoidianos.

“Dentre os herpes vírus estudados, encontramos a presença de alta carga viral do Epstein-Barr vírus nos tecidos tumorais tireoidianos em relação aos seus tecidos normais e em relação aos tecidos nodulares benignos sugere que este vírus pode exercer um papel no desenvolvimento de câncer da tireoide. Agora, o próximo passo é realizar maiores estudos moleculares e microbiológicos para compreender melhor os mecanismos desta infecção”, explicou Jacqueline.

A aplicação de um questionário em pacientes com a Doença de Graves permitiu identificar aqueles pacientes que apresentam maior acometimento da manifestação ocular da doença. “Isto ajuda a identificarmos quais são os pacientes que necessitam de maior atenção nesta situação e promover o uso de terapias adequadas”, disse Danilo.

O ITC é o mais importante congresso de tireoide e acontece a cada cinco anos de acordo com um cronograma de consenso entre a American Thyroid Association (ATA), a European THyroid Association (ETA), a AOTA, que é a associação da Ásia e Japão e a Latin Amerian Thyroid Association (LATS). Laura Sterian Ward foi escolhida para representar a LATS no evento. Ela apresentou parte dos resultados referentes aos estudos da imunologia do câncer de tireoide desenvolvidos no Gemoca.

“Nosso grupo realmente brilhou e representou de forma significativa a Unicamp. Mostramos pesquisas de qualidade internacional e de como a produção de ciência pode ser aplicada de forma prática e, assim, melhorar os diagnósticos e o tratamento de portadores de doenças da tireoide", revelou Laura.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM