Pesquisas na área de fibrose cística são destaque no Brasil e no exterior
Publicado por: Camila Delmondes
03 de maio de 2016

Compartilhar:

Carla Cristina Souza Gomez, aluna de doutorado do curso de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apresentou oralmente a pesquisa “Pulsed direct and constant direct currents in the pilocarpine iontophoresis sweat chloride test” durante o European Cystic Fibrosis Network Working Group: 13th Annual Meeting, ocorrido em fevereiro em Londres.

O evento seleciona projetos e artigos de jovens pesquisadores com idade até 35 anos de todo o mundo para a apresentação oral e discussão. Carla foi a única selecionada de toda a América Latina. A pesquisa foi orientada pelo médico José Dirceu Ribeiro e co-orientada por Francisco Ubaldo Vieira Junior e Fátima Servidoni.

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado Avaliação das correntes contínuas, pulsada e constante, pelo método de iontoforese por pilocarpina em indivíduos com e sem fibrose cística e foi publicado em forma de artigo no periódico BMC Pulmonary Medicine.

Participaram do estudo 48 indivíduos entre 8 e 29 anos. O teste mostrou eficácia na estimulação e recolha de suor, sem efeitos colaterais. O tempo de estimulação e recolhimento de suor foram, respectivamente, de 10 e 30 minutos. “Tanto o trabalho de mestrado publicado quanto o projeto de doutorado têm propiciado interações com vários centros de pesquisa no Brasil e no exterior”, explica Carla.

Uma parte do projeto de doutorado intitulado Estimulação, coleta e dosagem de eletrólitos no teste do suor: características de diferentes centros recebeu também o prêmio de melhor trabalho apresentado sob a forma de pôster no Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica em 2014. A orientação foi da professora Maria de Fatima Servidoni.

De acordo com Carla, o objetivo principal desse projeto é o treinamento e padronização do teste do suor com o auxílio de um novo dispositivo para o diagnóstico de Fibrose Cística (FC) pelo método clássico de Gibson & Cooke em 12 centros de referência em fibrose cística. no Brasil.

“Esse é um estudo multicêntrico. Serão disponibilizados para os centros um protótipo do dispositivo desenvolvido pelo Instituto Federal de Engenharia e o Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp. Eles serão treinados e acompanhados”, revelou.

Ambas as pesquisas fazem parte do projeto temático do CNPq-SETEC/MEC entitulado Diagnóstico de Fibrose Cística: procedimentos para teste de suor com o auxílio de novo dispositivo, coordenado por Francisco Ubaldo Vieira Junior.  Os pesquisadores são Carla Cristina Souza Gomez, Maria de Fátima Servidoni, Maria Ângela Ribeiro, Eduardo Costa Tavares e Veruska Acioli, Antônio Fernando Ribeiro e José Dirceu Ribeiro.

Centros de Referência que participam do estudo

Os trabalhos do grupo de Fibrose Cistica da Unicamp têm apoio dos seguintes pesquisadores e disciplinas: Francisco Ubaldo Vieira Junior, Eduardo Costa Tavares, Veruska Acioli (Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp e Instituto Federal de Engenharia); José Dirceu Ribeiro, Adyléia Dalbo Contrera Toro, Andressa Peixoto (Pneumologia Pediátrica); Antônio Fernando Ribeiro, Maria de Fátima Servidoni, Gabriel Hessel (Gastroenterologia Pediátrica); Carlos Emilio Levy (Microbiologia); Carmen Silvia Bertuzzo e Fernando Augusto de Lima Marson (Genética); Silvana Dalge Severino, Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro (CIPED/LAFIP); Roberto Jose Negrão Nogueira e Renata Guirau (Nutrição); Eulália Sakano (Otorrinolaringologia); Adriana Mendes (Biólogo); Maura Goto (Pediatria); Carla Cristina Souza Gomez, Renan Mauch, Aline Cristina Gonçalves, Kátia Alberto, Thalita Aielo, Mauro Arrym e Artur Kmit (Pós-Graduandos); Monica Corso Pereira, Ilma Aparecida Paschoal (Pneumologia de adultos) e Margarida Amaral e Marisa Sousa, pesquisadoras de Portugal.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM