Pesquisas da FCM recebem menções honrosas em congressos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Publicado por: Camila Delmondes
13 de dezembro de 2021

Compartilhar:

Na última quinta-feira (9), na ocasião das comemorações do Dia da Fonoaudiologia e do aniversário de 40 anos de reconhecimento da profissão no Brasil, três pesquisas orientadas pelas docentes do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDRH) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Regina Yu Shon Chun e Helenice Nakamura, foram agraciadas com menções honrosas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). As honrarias reconhecem os trabalhos na área de Saúde Coletiva apresentados pela FCM, durante o XXIX Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia que aconteceram no mês de outubro, em plataforma on-line.

A pesquisa Díade mãe/cuidadora e criança com síndrome congênita do Zíka Vírus (SCZV): parceria de comunicação nos contextos de brincadeira e de conversação foi realizada pela estudante de graduação em Fonoaudiologia, Izadora Lotierso, em parceria com a estudante de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (PPGSIR), Paula Mello Pereira Passos, sob a orientação de Regina Yu Shon Chun.

“Este é um estudo de grande impacto, vinculado a um projeto de cooperação internacional com famílias e crianças com alterações de linguagem em decorrência da Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ), com apoio Capes Print, e parceria com a Portland State University, por intermédio do professor Samuel Sennot”, explicou.

Regina Yu também orientou o estudo intitulado Implementação da classificação internacional de funcionalidade incapacidade e saúde CIF em um centro especializado em reabilitação, elaborado pela estudante de doutorado do PPGSIR, Maris Cristina Pedro Biz. “Essa pesquisa aborda a integração serviço e universidade na aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com resultados de impacto científico e de relevância social”, acrescentou a docente.

A docente do DDHR da FCM destacou, ainda, que dos 1088 trabalhos submetidos aos congressos, 886 foram aprovados. Destes, apenas 5% obtiveram a nota com indicação para as premiações oferecidas. “Os trabalhos premiados foram reconhecidos pelos nossos pares, tendo em vista à importância social e científica. Sem dúvida, receber a notícia dessa premiação em uma data tão significativa para a nossa profissão é uma conquista para as pesquisas desenvolvidas na Unicamp e, particularmente, para a área de Saúde Coletiva”.

A professora Helenice Yemi Nakamura, por sua vez, orientou o trabalho denominado Trajetórias de cuidado de pessoas que vivem com zumbido, decorrente da dissertação de mestrado da auxiliar de ensino e pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” (Cepre), Carla Salles Chamouton.

+ Reconhecimento

Através de Helenice Nakamura, o curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM também foi agraciado, recentemente, com o Diploma de Honra ao Mérito pelo Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da 3ª Cia. Do 8º BPMI e 7º DP de Campinas. “A homenagem do CONSEG reconhece os relevantes serviços prestados há mais de 15 anos pela FCM, na região do São Marcos”, explicou. Leia mais sobre a premiação do CONSEG, aqui.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM