Pesquisadores da Unicamp vão a campo para analisar o quadro geral da saúde da população de Campinas
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
30 de agosto de 2022

Compartilhar:

Começará no início de setembro o quarto Inquérito de Saúde de Campinas - ISACamp 2022. Trata-se de uma pesquisa de base populacional, desenvolvida pelo Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Além de avaliar as dimensões da saúde segundo condições de vida dos diversos segmentos sociais da população, a pesquisa irá analisar como a população foi afetada pela pandemia da Covid-19.         

Segundo explicou a médica epidemiologista e coordenadora do CCAS, Marilisa Barros, o Inquérito tem, dentre os objetivos principais, analisar e monitorar o estado de saúde da população e as doenças e problemas de saúde prevalentes, o uso de serviços de saúde, e a prevalência de comportamentos relacionados à saúde, como a prática de atividade física, os hábitos de alimentação, o consumo de álcool e o tabagismo. O inquérito também abordará informações sobre qualidade de vida relacionada à saúde, incapacidades, problemas emocionais, exames preventivos e uso de medicamentos.

Para a realização do ISACamp 2022, uma amostra aleatória dos domicílios de Campinas foi sorteada, abrangendo todas as áreas de planejamento e gestão do município, com o objetivo de gerar 3.000 entrevistas, divididas entre a população de adolescentes, adultos e idosos. Todas as informações coletadas são confidenciais e anônimas. E os pesquisadores da Unicamp são devidamente uniformizados para fácil identificação.

“Com as informações coletadas no inquérito, o município pode ter uma compreensão ampla dos problemas de saúde que afligem a população e encontrar as melhores formas de promover uma vida mais saudável para os seus moradores”, disse a pesquisadora, que ressaltou a importância de cada morador sorteado participar da pesquisa, atender a equipe da Unicamp e dedicar um tempo para responder às perguntas.

O CCAS da FCM já realizou três grandes pesquisas de base populacional, em 2001, 2008 e 2014. Os dados coletados junto à população permitiram um avanço importante sobre o conhecimento do perfil de saúde e doença da população de Campinas. Toda a produção científica gerada ao longo dos últimos anos pelos inquéritos ISACamp, livros, artigos e teses, podem ter os títulos acessados no site do CCAS.

“Com a riqueza das informações obtidas pelos inquéritos, geramos relatórios que encaminhamos para Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, para que estes sirvam de subsídios na formulação de políticas e estratégias de promoção da saúde”, afirmou Marilisa.

Equipe de trabalho do CCAS. Crédito: Divulgação/CCAS


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM