Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes (Limed) da Unicamp vence prêmio clínico em Congresso Internacional de Obesidade
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
10 de julho de 2024

Compartilhar:

Isabela Solar, pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes (Limed) da Unicamp, ganhou o prêmio de melhor trabalho científico, na categoria clínica, do Congresso Internacional de Obesidade (ICO 2024). A aluna de doutorado do Programa de Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp é orientada por Ana Carolina Junqueira Vasques (FCA) e coorientada por Bruno Geloneze, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O congresso ocorreu de 26 a 29 de junho em São Paulo.

Isabela apresentou o trabalho oral intitulado “O fenótipo de obesidade metabolicamente saudável tem mais ativação do tecido adiposo marrom do que o fenótipo de obesidade metabolicamente não-saudável”. O artigo também é assinado pelos pesquisadores da Unicamp: Maria Eduarda Martelli, Laura Ramos Gonçalves, Vinícius Ferreira Santos, Lício Augusto Velloso, Bruno Geloneze e Ana Carolina Junqueira Vasques.

O estudo teve como objetivo comparar a ativação do tecido adiposo marrom (TAM) induzida pelo frio em mulheres com os fenótipos de obesidade metabolicamente saudável (MHO), obesidade intermediária (IO), obesidade metabolicamente não-saudável (MUO) e eutrofia metabolicamente saudável (MH), e sua associação com parâmetros de saúde cardiometabólica.

Segundo Isabela, o resultado aponta que a atividade do tecido adiposo marrom pode estar relacionada não somente com a adiposidade corporal, conforme demonstrado na literatura, mas também com o metabolismo não-saudável. “Em outras palavras, a presença de alterações cardiometabólicas associadas ao aumento da adiposidade corporal está relacionada com menor atividade do tecido adiposo marrom. Destaca-se que esse tecido está envolvido na termogênese corporal, ou seja, produção de calor utilizando glicose e ácidos graxos como substratos, auxiliando no controle da adiposidade e da homeostase corporais”.

Ana Carolina Vasques, Walmir Coutinho (presidente do ICO 2024), Isabela Solar e Bruno Geloneze. Foto: divulgação

A aluna atribui ter vencido o prêmio ao ineditismo do trabalho, associando a atividade do tecido adiposo marrom com os diferentes níveis de adiposidade corporal, considerando a saúde cardiometabólica. O trabalho foi escolhido o melhor na categoria clínica, entre o total de 23 apresentados na forma oral.  

“O reconhecimento do nosso trabalho foi algo surpreendente e de muita alegria. Demonstra que podemos desenvolver pesquisa clínica mesmo diante das dificuldades enfrentadas na rotina do pesquisador brasileiro. Esse prêmio renova nossas energias e fortalece a vontade de continuar fazendo pesquisa”, afirmou Isabela sobre a importância da conquista para o Limed e a Unicamp.

Sobre o ICO

Organizado pela Federação Mundial de Obesidade, o Congresso Internacional de Obesidade tem sido uma plataforma para a troca de ideias, conhecimentos e inovações na área da obesidade por mais de quatro décadas. O congresso tem atraído os principais especialistas, pesquisadores e formuladores de políticas de todo o mundo para discutir e enfrentar a crescente epidemia global de obesidade.

O ICO 2024 em São Paulo teve um programa científico abrangente, incluindo os últimos avanços na pesquisa sobre obesidade, estratégias de prevenção, tratamento clínico e políticas de saúde pública, contribuindo para o esforço global de entender melhor, prevenir e tratar a obesidade, melhorando a vida de milhões de pessoas afetadas por essa condição em todo o mundo.



Notícias mais recentes



Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Reunião DTG: Direitos humanos e mudanças ambientais (online)


(Divulgação) HC comemora Semana da Pessoa Idosa com palestras e mágica

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM