Pesquisadora do Gastrocentro da Unicamp edita livro internacional sobre o Helicobacter pylori
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A farmacêutica e pesquisadora do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp Bruna Maria Röesler foi convidada pela editora InTech, com representação em alguns países europeus, para editar o livro Trends in  Helicobacter pylori infection, recém-lançado no mercado internacional. São 13 capítulos dos quais dois foram escritos por pesquisadores do Gastrocentro e abordam, de forma inédita, o câncer gástrico precoce e a presença do H. pylori no câncer de fígado. Os capítulos podem ser baixados gratuitamente na internet (Veja conteúdo).

O H. pylori é uma bactéria que afeta mais de metade da população mundial. A infecção está associada com o desenvolvimento de várias doenças do trato gastrointestinal superior, além de doenças extradigestivas. Ele foi identificado pelos médicos australianos Barry James Marshall e Robin Warren, que receberam o prêmio Nobel de Medicina em 2005 pela descoberta. Marshall, inclusive, escreve o primeiro capítulo do livro.

“Eu quis compor um livro que fosse um pouco genérico em termos de H. pylori, mas que englobasse a imunidade do hospedeiro, a possível rota de transmissão da bactéria pela água, os avanços nas técnicas de microbiologia e biologia celular para o sequenciamento genético, a resistência antimicrobiana e novos medicamentos para o tratamento”, explicou Bruna, que recebeu 20 artigos do mundo todo.

O capítulo “Molecular epidemiology of Helicobacter pylori in brazilian patients with early gastric cancer and a review to understand the prognosis of the disease” é parte da tese de doutorado de Bruna e trata da detecção e da genotipagem do H. pylori em pacientes com câncer gástrico em estágio precoce. Ela identificou, de forma inédita no Brasil, o perfil epidemiológico da doença através da análise de cinco genes principais da bactéria.

De acordo com a pesquisa, o desenvolvimento do câncer gástrico dependente de três fatores principais: o agente etiológico, no caso o H. pylori; as características genéticas do hospedeiro; e o meio ambiente, principalmente a alimentação, o consumo de álcool e o tabagismo.

“A identificação do perfil genético da bactéria é de grande importância para se tentar estabelecer uma relação entre os fatores de virulência e o melhor entendimento da progressão do câncer gástrico, haja vista que em alguns pacientes o câncer progride rapidamente, enquanto em outros permanece no estágio precoce durante anos ou até mesmo desaparecem”, disse Bruna.

O capítulo “Helicobacter pylori and Liver - Detection of bacteria in liver tissue from patients with hepatocellular carcinoma using laser capture microdissection technique (LCM)”, foi escrito pela bióloga Elizabeth Maria Afonso Rabelo-Gonçalves, Bruna Maria Röesler e José Murilo Robilotta Zeitune. Utilizando a técnica de microdissecção a laser, os pesquisadores do Gastrocentro mostraram, pela primeira vez, a presença do H. pylori no câncer de fígado.

“Conseguimos isolar a bactéria de amostras de tecido parafinado e emblocado de câncer de fígado utilizando a microdissecção a laser e o sequenciamento do DNA bacteriano demonstrou 98% de identidade com a espécie H. pylori. O que ele estava fazendo lá, por que e como chegou até o fígado ainda não sabemos. Isso abre perspectivas para novos estudos”, disse Elizabeth.

“Essas pesquisas são originais e a equipe do Gastrocentro tem contribuído para o entendimento do H. pylori e suas manifestações gástricas e extradigestivas, refletindo nossa produção científica. O livro reúne trabalhos inéditos e de revisão bibliográfica que podem ser úteis a pesquisadores, médicos e alunos”, disse José Murilo Robilotta Zeitune, coordenador do grupo de pesquisa da Unicamp sobre Helicobacter pylori.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM