Pesquisa sobre uso da ultrassonografia para avaliação nutricional de crianças internadas em UTI ganha prêmio
Publicado por: Camila Delmondes
24 de novembro de 2020

Compartilhar:

A pesquisa Muscle wasting in critically ill children: Could point-of-care ultrasound play a role?, da equipe da UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Suporte Nutricional, Metabólico e Renal do XXV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI). O CBMI é o maior congresso de medicina intensiva da América Latina e é a primeira vez que um estudo pediátrico ganha esse prêmio.

O grupo da Unicamp estudou o uso da ultrassonografia do músculo quadríceps femoral (coxa) para avaliação nutricional de crianças graves internadas na UTI pediátrica do HC Unicamp. Foi observado uma redução de cerca de 13% na espessura do músculo quadríceps durante a primeira semana de internação, mostrando que a criança grave sofre perda importante de massa muscular durante os primeiros dias de doença. Na segunda semana de internação não foi observada perda significativa de massa magra.

“A desnutrição protéico-calórica está relacionada com aumento de mortalidade e de morbidade em crianças graves e uma monitorização precisa do estado nutricional pode contribuir para estratificação de risco e avaliação de terapias nutricionais”, explica Ruane de Figueiredo, ex-residente da Terapia Intensiva Pediátrica e, atualmente, aluna de mestrado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.



“Com esse estudo, pudemos demonstrar que a ultrassonografia é um método muito valioso para avaliação da massa magra nesses pacientes”, comenta Tiago Henrique de Souza, médico assistente da UTI Pediátrica do HC Unicamp e co-orientador da pesquisa.

A equipe da UTI Pediátrica do HC Unicamp recebeu um prêmio de R$ 5 mil, patrocinado pela Nestlé, empresa que apoio o CBMI. A premiação aconteceu durante o evento online, de 12 a 14 de novembro, com a participação de 308 palestrantes nacionais, sendo dois da UTI Pediátrica da Unicamp e 38 palestrantes internacionais.  Os demais autores do estudo são: Alice M. M. Springer, Erica C. Melro, Nathália B. Campos, Roberta E. Batalha e Marcelo B. Brandão. O orientador da pesquisa foi o médico assistente do HC Unicamp e professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, Roberto José Negrão Nogueira.



A equipe de UTI Pediátrica também ganhou outros prêmios em 2019:

Prêmio Melhor Trabalho Pediátrico do XVI Congresso Paulista de Pediatria

Ultrasound guidance for internal jugular vein cannulation in PICU: a randomised controlled Trial



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM