Pesquisa sobre qualidade de vida de pacientes com câncer ganha Prêmio Lopes de Faria
Publicado por: Camila Delmondes
31 de março de 2017

Compartilhar:

A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp entregou, na manhã de sexta-feira (31), durante a reunião da Congregação, o XXII prêmio Lopes de Faria. O prêmio é um estímulo à iniciação científica. Podem concorrer ao prêmio todos os trabalhos apresentados no último Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU).

O trabalho vencedor foi Avaliação de parâmetros de qualidade de vida e enfrentamento de pacientes oncológicos sob cuidados paliativos na enfermaria do Hospital de Clínicas da Unicamp: Um estudo prospectivo e observacional. A pesquisa foi conduzida pela aluna Lilian Gomes Bastos Fernandes sob a orientação da médica Carmen Silvia Passos Lima, do Departamento de Clínica Médica da FCM.

A menção honrosa ficou para o trabalho Violência: Rota crítica da violência na vida das reeducandas de uma penitenciária feminina no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa foi conduzida por Vanessa Cristina Fanger, da PUCamp. A orientação foi de Celene Aparecida Ferrari Audi, também da PUCamp.

Prêmio Lopes de Faria

Concorrem ao prêmio de R$ 4 mil todos os trabalhos inscritos e apresentados no último Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMau). Entre quatro e seis trabalhos são selecionados para disputar o prêmio, avaliados e julgados por uma comissão indicada pela Comissão de Pesquisa da FCM. O valor do prêmio é usado para custear a participação em congressos científicos nacionais ou internacionais.

O prêmio “Lopes de Faria” foi instituído em 1995 pela diretoria da FCM e pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Caal). O prêmio é uma homenagem ao professor-titular e médico patologista Lopes de Faria, que deu início, em 1965, ao Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp e foi diretor da FCM de 1972 a 1976.

Leia também:
XXV edição do CoMAU celebra a interdisciplinaridade e o cuidado ao paciente



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM