Pesquisa sobre fibrose cística é uma das vencedoras do prêmio Paes Leme da SMCC
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) com o apoio da Unimed Campinas, entrou os prêmios Paes Leme de Mérito Científico e Jovem Cientistas durante jantar para 150 convidados ocorrido no Expo Dom Pedro. A SMCC também prestou homenagens à Fundação Síndrome de Down e ao médico José Jorge Facure, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, na área da Saúde.

A pesquisa “Parâmetros demográficos, clínicos e laboratoriais da fibrose cística durante as duas últimas décadas: uma análise comparativa”, de Fernando Augusto de Lima Marson, Tais Daiene Russo Hortencio, Katia Cristina Alberto Aguiar e José Dirceu Ribeiro, recebeu o prêmio Paes Leme na categoria mérito científico. (Veja a lista com os nomes dos outros vencedores abaixo).

Os pacientes com fibrose cística tiveram uma esperança de vida mais longa e uma maior qualidade de vida ao longo dos últimos anos. O objetivo da pesquisa foi avaliar e comparar os indicadores demográficos, clínicos e laboratoriais de pacientes com fibrose cística atendidos durante as duas últimas décadas no ambulatório de pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, centro de referência no tratamento da fibrose cística. Um total de 285 pacientes foram analisados.

De acordo com Fernando Marson, os resultados clínicos diferiram entre as duas décadas devido a melhora observada na expectativa de vida associada, principalmente, às melhores condições de tratamento na última década.  Segundo o pesquisador, isto se deve ao maior entendimento da diversidade clínica dos pacientes com a doença e a formação de uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em pneumologia, gastroenterologia, genética médica, psicologia, nutrição, dentre outros.

“Na primeira década, a idade média dos pacientes foi de 10 anos e nove meses, enquanto na segunda década foi de 16 anos e sete meses e, ao mesmo tempo, o período para o diagnóstico reduziu quase pela metade, passando de quatro anos e dois meses, para dois anos e dez meses”, revelou.

A entrega do prêmio aconteceu durante jantar no Expo Dom Pedro – Centro de Convenções de Campinas. Perto de 150 convidados participaram do evento que está em sua 14ª edição, que prestou homenagens à Fundação Síndrome de Down e ao médico José Jorge Facure, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, na área da Saúde.

Veja mais fotos do evento.

Veha matéria no site da SMCC.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM