Pesquisa sobre câncer retal ganha prêmio em Congresso de Coloproctologia
Publicado por: Camila Delmondes
21 de junho de 2018

Compartilhar:

A pesquisa “Análise clínica e funcional por meio de manometria anorretal em pacientes portadores de câncer retal pré e pós-terapia neoadjuvante”, de Cláudia Luciana Fratta, fisioterapeuta e aluna de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ganhou o prêmio de melhor trabalho apresentado durante o IV Congresso Paulista de Coloproctologia, ocorrido em Campinas no mês de abril.

Veja o certificado do prêmio.

O estudo avaliou os efeitos da radioterapia na função anorretal em 33 portadores de neoplasia de reto. De acordo com a pesquisa, o emprego de terapia neoadjuvante associou-se com redução dos valores de pressão média de repouso e da pressão máxima de contração do canal anal e não está associada a alteração clínicas do grau de incontinência, independente da altura da lesão.

Veja o pôster da pesquisa.

O trabalho foi realizado no Ambulatório Multidisciplinar de Câncer de Reto do Gastrocentro pelo Grupo de Coloproctologia da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia da FCM. A orientação foi do professor Cláudio Saddy Rodrigues Coy e a coordenação da pesquisa foi feita pelos professores Carlos Martinez e Daniela Oliveira Magro.

“Apesar do Ambulatório Multidisciplinar de Câncer de Reto ter completado quatro anos desde a sua implantação, este já é o segundo prêmio de destaque nacional conquistado pelo grupo”, revelou Martinez.

Participaram do estudo os seguintes pesquisadores do Grupo de Coloproctologia e do Ambulatório de Câncer de Reto: Felipe Osório da Costa, Lilian Vital Pinheiro, Sandro Nunes Ângelo, Valquíria Bento, Laura Credito, Daniela Mônaco e Natália Sayuri Mukai.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM