Pesquisa sobre a doença de Crohn é destaque no 1º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais
Publicado por: Camila Delmondes
25 de junho de 2018

Compartilhar:

A pesquisa Avaliação dos níveis séricos e detecção de anticorpos anti-infliximabe em pacientes com Doença de Crohn, do aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), Luis Eduardo Miani Gomes, foi premiada como o segundo melhor trabalho do 1º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (CBDII), realizado em Campinas de 14 a 15 de abril.

O trabalho, realizado no Laboratório de Investigações em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII) do Gastrocentro da Unicamp, foi orientado pela docente do Departamento de Cirurgia e membro do Grupo de Coloproctologia da FCM, Raquel Franco Leal.

Ao lado de Luis Gomes e Raquel Leal, também assinam o trabalho como autores, os pesquisadores: Guilherme Nogueira, Francesca Ramos da Silva, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono. Veja o certificado.

Dentre os destaques da programação, o 1º CBDII contou com a participação do professor titular de Biologia Molecular e chefe do Departamento de Biologia da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), Karsten Kristiansen.

Nos dias que antecederam o Congresso, o pesquisador dinamarquês foi recebido no Gastrocentro da Unicamp pelos professores Nelson Adami Andreollo e Raquel Franco Leal, como professor visitante do LABDII, ocasião em que também ministrou a palestra “The Gut Microbiome in Health and Disease”.

Referência mundial no campo das doenças inflamatórias intestinais, Karsten também é membro da Academia Dinamarquesa de Ciências Naturais e professor visitante do Beijing Genomics Institute, em Shenzhen (China).



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM