Pesquisa na área de câncer de cabeça e pescoço ganha prêmio em congresso internacional da área farmacêutica
Publicado por: Camila Delmondes
21 de novembro de 2018

Compartilhar:

A pesquisa “Os SNPs poderiam prever toxicidade da cisplatina?”, conduzida dentro do programa de pós-graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp pela doutoranda e farmacêutica Maria Aparecida Cursino, foi premiada como o melhor trabalho apresentado no congresso PharmSci 360, ocorrido no início de novembro nos Estados Unidos. A orientação da pesquisa foi da professora Patrícia Moriel. O congresso teve oito mil participantes e 1.195 trabalhos inscritos e foi organizado pela Associação Americana de Ciências Farmacêuticas (AAPS).

O objetivo da pesquisa foi observar a associação entre o polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) em genes-alvo e os efeitos adversos mediados pela cisplatina para identificar potenciais biomarcadores preditivos de toxicidade e a frequência desses SNPs na população brasileira. Amostras de sangue foram coletadas de 46 pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço, atendidos e tratados com rádio e quimioterapia com altas doses de cisplatina no Hospital das Clínicas da Unicamp.

Vinte e quatro parâmetros de toxicidade foram analisados e cinco SNPs foram estatisticamente relacionados. Os dados preliminares do estudo mostraram associações entre os genes ABCB1 e CYP2E1 e toxicidades mediadas pela cisplatina que são indicativos de possíveis biomarcadores preditivos.

“A partir desse biomarcadores, pode-se implantar a terapia personalizada. Isso pode melhorar a qualidade do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, novas avaliações com mais pacientes e genes adicionais precisam ser feitas para confirmar as associações observadas na pesquisa”, diz Maria Aparecida.

A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP).



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM