Pesquisa da FCM sobre a doença de Crohn recebe prêmio de melhor Tema Livre no Congresso Brasileiro de Coloproctologia 2021
Publicado por: Camila Delmondes
28 de setembro de 2021

Compartilhar:

Um mediador de pró-resolução como potencial nova terapêutica para a doença de Crohn – decorrente da pesquisa desenvolvida pela pós-doutoranda do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LabDII) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Lívia Bitencourt Pascoal – recebeu o prêmio de melhor Tema Livre no Congresso Brasileiro de Coloproctologia de 2021, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro, em plataforma virtual.

Intitulada “Potencial terapêutico da Resolvina D2 em atenuar a inflamação do cólon de pacientes com doença de Crohn”, o trabalho foi orientado pela docente do Departamento de Cirurgia da FCM, Raquel Franco Leal, e teve como coautores: Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, Lício Augusto Velloso, Fábio Henrique Mendonça Chaim, Bruno Rodrigues Lima, Guilherme Nogueira e Bruna Biazon. Veja o certificado.

“Este é um estudo preliminar que aponta para um novo alvo terapêutico. Propor novas opções terapêuticas para o controle da inflamação tem grande importância no contexto de uma doença crônica cuja incidência tem aumentado no Brasil e no mundo, e o tratamento atual apresenta 40% de não resposta em médio prazo”, comentou Raquel Leal.

Sobre a Doença de Crohn

Crônica, a doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, habitualmente caracterizada por sintomas como diarreia, cólica abdominal, febre, e sangramento retal, que podem variar de leve à graves. Os indivíduos com a doença podem também sofrer de perda de apetite com subsequente perda de peso.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM