Pesquisa da FCM que investiga reorganização cerebral pós-AVC é premiada na África do Sul
Publicado por: Camila Delmondes
14 de julho de 2017

Compartilhar:

A aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Jéssica Viventini, recebeu o Prêmio Phillip M. Rennick Award, durante o Congresso da International Neuropsychological Society (INS), realizado na África do Sul, de 5 a 8 de julho.

A honraria reconheceu a pesquisa Functional reorganization of the default mode network in ischemic stroke: a prospective study, orientada pelo neurologista do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min, como o melhor trabalho científico apresentado no evento por um estudante de pós-graduação.

A pesquisa investigou a fase de reorganização cerebral que acontece após o Acidente Vascular Cerebral (AVC), e que envolve a capacidade de restabelecimento ou compensação dos prejuízos causados pela lesão cerebral.

“A Default Mode Network (DMN) é uma rede cerebral que vem sendo associada a processos autorreferenciais, como habilidades cognitivas e emocionais. O objetivo do meu trabalho foi avaliar esta rede no primeiro e sexto mês após o AVC, a partir do uso de ressonância magnética funcional”, conta Jéssica.

Foi verificado como resultado do estudo, o aumento da conectividade da DMN no primeiro mês após o AVC, quando comparado ao sexto mês após o evento. “A conectividade aumentada da rede no período subagudo do AVC pode estar associada a uma falha na supressão de atividade da rede, que está associada com processos autorreferenciais. No entanto, seis meses após o AVC há uma melhora funcional nesta rede, sugerindo que os seis primeiros meses são cruciais para o período de reorganização neural”, explica a pesquisadora.

Jéssica conta também que, agora, a pesquisa caminha para uma próxima fase. “O passo seguinte é associar essa análise prospectiva da rede a sintomas de depressão e ansiedade, pois nossa hipótese é que em pacientes depressivos/ansiosos pode haver uma falha nessa reorganização natural”, finaliza.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM