Pesquisa da FCM na área de voz é premiada em Congresso de Fonoaudiologia
Publicado por: Camila Delmondes
24 de outubro de 2018

Compartilhar:

A pesquisa Acoustica Voice Quality Index (AVQI) para o português brasileiro: Análise de diferentes materiais de fala, de Marina Englert (Unifesp), Livia Lima (Universidade Vila Velha), Ana Carolina Constantini (Unicamp), Ben Barsties (Universidade da Antuérpia), Youri Marin (Universidade da Antuérpia) e Mara Behlau (Centro de Estudos da Voz), ganhou o terceiro lugar do Prêmio Excelência em Fonoaudiologia na categoria Especialidade Voz. 

O trabalho concorreu com 35 trabalhos de universidades de todo o Brasil e faz parte do projeto de doutorado da UNIFESP da fonoaudióloga Marina Englert e foi uma colaboração entre os pesquisadores da Unicamp, UVV, Unifesp, CEV e Universidade da Antuérpia. O objetivo do estudo foi verificar a melhor amostra de fala para validação do AVQI para o português brasileiro e identificar o contexto de fala que possui melhor correlação perceptivo-acústica e que possui maior acurácia diagnóstica com o AVQI. 

De acordo com Ana Carolina Constantini, professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o AVQI é um índice acústico que classifica a qualidade vocal, considerando tarefas comuns na prática clínica (emissão de vogal sustentada e de fala encadeada). O diferencial é que este índice acústico considera as duas tarefas distintas para gerar um escore para a voz e leva em conta diversas medidas acústicas.

“Em outros países em que o índice já é validado, os sujeitos precisam ler um texto padrão para que o escore seja gerado. No entanto, no português brasileiro, não existe um texto padrão para esta tarefa e isto dificultaria que o índice começasse a ser validado para ser usado no Brasil. A contagem de números é uma tarefa de fala com boa acurácia diagnóstica para validar as análises do AVQI”, explica Ana.

A premiação aconteceu durante o XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, ocorridos no mês de outubro, em Curitiba.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM