Pesquisa da FCM em cotutela com Universidade do Porto é indicada ao Prêmio Capes de Tese 2021
Publicado por: Camila Delmondes
01 de julho de 2021

Compartilhar:

Intitulada “Influência dos modelos biomédico, social e biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção direcionadas à inclusão escolar”, a pesquisa de doutorado realizada pelo pedagogo Robson Celestino Prychodco foi indicada pelo Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a concorrer à 16ª edição do Prêmio Capes de Tese.

Realizada em cotutela com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, a pesquisa qualitativa investigou as principais influências dos Modelos Biomédico, Social e Biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção relacionadas à inclusão escolar.

Ao todo, foram ouvidos 24 professores que atuam na área de Educação Especial, no Brasil e em Portugal, e apontou a transição de uma inclusão ‘voltada para a deficiência’ para outra ‘dirigida a todos e a cada um dos estudantes em sala da aula’.

A docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDRH) da FCM, Zelia Zilda Lourenco de Camargo Bittencourt – que orientou o estudo ao lado da docente do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCE, Preciosa Teixeira Fernandes – falou sobre a alegria da indicação.

“O Programa selecionou as cinco melhores teses de 2020 e a pesquisa do Robson foi indicada para concorrer ao Prêmio. Ele foi um aluno super dedicado e foi indicado para a experiência em Portugal, justamente, pela sua competência e dedicação”, comentou a docente.

Saiba mais sobre o estudo
Pesquisa da FCM em cotutela com Universidade do Porto aponta mudança de paradigma no campo da inclusão escolar

Fique por dentro
A 16º edição do Prêmio Capes de Tese reconhecerá as melhores teses de doutorado defendidas no país em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação. A fase de inscrição no prêmio consiste de pré-seleção e indicação das teses pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino e pesquisa, a partir dos trabalhos registrados na Plataforma Sucupira da CAPES. O resultado da primeira etapa do Prêmio está previsto para ser divulgado em setembro de 2021.



Notícias mais recentes



GAIA: Exposição DERIVAÇÕES POÉTICAS


Colombian Student Completes Internship in Neurology at SMS

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos recebe o prêmio Professor Mohamed Habib

(Divulgação) HC entrega a primeira enfermaria com nova climatização e hotelaria

Reunião DTG: Ética em pesquisa com seres humanos


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM