Pesquisa da FCM em cotutela com Universidade do Porto é indicada ao Prêmio Capes de Tese 2021
Publicado por: Camila Delmondes
01 de julho de 2021

Compartilhar:

Intitulada “Influência dos modelos biomédico, social e biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção direcionadas à inclusão escolar”, a pesquisa de doutorado realizada pelo pedagogo Robson Celestino Prychodco foi indicada pelo Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp a concorrer à 16ª edição do Prêmio Capes de Tese.

Realizada em cotutela com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, a pesquisa qualitativa investigou as principais influências dos Modelos Biomédico, Social e Biopsicossocial nas concepções e práticas de intervenção relacionadas à inclusão escolar.

Ao todo, foram ouvidos 24 professores que atuam na área de Educação Especial, no Brasil e em Portugal, e apontou a transição de uma inclusão ‘voltada para a deficiência’ para outra ‘dirigida a todos e a cada um dos estudantes em sala da aula’.

A docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDRH) da FCM, Zelia Zilda Lourenco de Camargo Bittencourt – que orientou o estudo ao lado da docente do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCE, Preciosa Teixeira Fernandes – falou sobre a alegria da indicação.

“O Programa selecionou as cinco melhores teses de 2020 e a pesquisa do Robson foi indicada para concorrer ao Prêmio. Ele foi um aluno super dedicado e foi indicado para a experiência em Portugal, justamente, pela sua competência e dedicação”, comentou a docente.

Saiba mais sobre o estudo
Pesquisa da FCM em cotutela com Universidade do Porto aponta mudança de paradigma no campo da inclusão escolar

Fique por dentro
A 16º edição do Prêmio Capes de Tese reconhecerá as melhores teses de doutorado defendidas no país em 2020, em cada uma das 49 áreas do conhecimento, reconhecida pela Fundação. A fase de inscrição no prêmio consiste de pré-seleção e indicação das teses pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino e pesquisa, a partir dos trabalhos registrados na Plataforma Sucupira da CAPES. O resultado da primeira etapa do Prêmio está previsto para ser divulgado em setembro de 2021.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM