Pesquisa da FCM e FEF conquista Prêmio Saúde da Editora Abril
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

A pesquisa multidisciplinar “A prática regular de esporte está associada à atenuação de alterações vasculares e cardíacas em indivíduos com lesão crônica da medula espinhal” realizada por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp recebeu o primeiro lugar da categoria Esporte e Saúde, do Prêmio Saúde da Editora Abril, na última quinta-feira (28). A categoria reuniu pesquisas, ações e campanhas que incentivaram o estilo de vida ativa, e que contribuíram para derrubar as taxas de sedentarismo no Brasil, valorizando o esporte amador.

O estudo evidenciou os benefícios da prática esportiva em indivíduos cadeirantes, com lesão na medula espinhal e foi conduzido pelos pesquisadores José Irineu Gorla, Alberto Cliquet Junior, José Roberto Matos-Souza, Guilherme de Rossi, Roberto Schreiber, Layde Rosane Paim, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Eliza Azevedo, Karina Alonso e Wilson Nadruz Junior.

Eles avaliaram três grupos de indivíduos: um composto por 28 pessoas sem problema físico algum; 26 jovens com lesão que jogavam basquete, rúgbi, tênis ou handebol adaptados há pelo menos um ano e 32 sujeitos sedentários com o mesmo tipo de comprometimento na medula. Por meio de exames como a medida da glicemia e da pressão arterial, bem como ecocardiografia e ultrassom da carótida (a artéria que fica no pescoço e leva sangue para o cérebro), demonstraram que exercícios regulares minimizam  o desenvolvimento de arteroesclerose e  melhoram a função cardíaca.

A premiação também foi compartilhada com os pesquisadores da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), da Universidade Gama Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade de Stanford, responsáveis pelo trabalho “O teste do sentar e levantar”.

Sobre o Prêmio Saúde

De caráter exclusivamente cultural, o Prêmio Saúde é promovido pela revista Saúde é Vital da Editora Abril e tem por objetivo valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Participam com trabalhos diversos profissionais de saúde, entre os quais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, biólogos, biomédicos e cirurgiões-dentistas, vinculados a instituições públicas, privadas ou a organizações não governamentais. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM