Pesquisa da FCM da Unicamp é finalista do VII Prêmio Saúde
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

A pesquisa “Um possível novo marcador para pacientes latino-americanos - Polimorfismos do gene N-acetil-2 e a susceptibilidade para câncer de próstata em pacientes latino-americanos”, dos pesquisadores da Unicamp Mario Maciel de Lima Junior, Leonardo Oliveira Reis, Ana Carolina Trindade Guilhen, Fabiana Granja, Mariana Nicolau de Lima Oliveira, Ubirajara Ferreira, Lucas Leite Cunha e Laura Sterian Ward é um dos finalistas do VII Prêmio Saúde na categoria “Saúde do homem e da mulher”.

Trata-se de pesquisa de caso-controle prospectivo que investigou 478 indivíduos divididos em 126 homens com câncer de próstata; 101 com hiperplasia prostática benigna e os demais como grupo controle, sendo 177 do sexo feminino e 74 do sexo masculino. Segundo o estudo, a associação entre os genes NAT2T481C e NAT2A803G favorecem a proteção contra o câncer de próstata. Entretanto, a presença do genótipo NAT2G857A aumenta em três vezes o risco de câncer de próstata.

Os pesquisadores sugerem que uma investigação de polimorfismos da linha germinativa do gene NAT2 pode ser útil na avaliação de pacientes latino-americanos em risco de hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata. O resumo completo da pesquisa está disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22246524.

Para votar no trabalho acesse:

http://saude.abril.com.br/premiosaude/2012/finalistas/saude-do-homem-e-da-mulher/

VII Prêmio SAÚDE é promovido pela revista SAÚDE é Vital da Editora Abril com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.

O entrega do prêmio será em dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM