Patrimônio genético: o que os pesquisadores precisam saber
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

No intuito de assegurar que as atividades de pesquisa científica, bioprospecção, desenvolvimento tecnológico e as atividades didáticas realizadas pela Universidade estejam em concordância com a legislação que incide sobre a coleta, acesso, transporte e remessa de componente do patrimônio genético nacional e sobre o acesso ao conhecimento tradicional associado (CTA) e repartição de benefícios, a Unicamp, baseada na Medida Provisória nº 2.186/2001 e suas regulamentações, criou um conjunto de orientações para seus pesquisadores, docentes e gestores.

Para isso, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp criou em 2013 um novo grupo de trabalho denominado PatGen. A representante na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) é a professora do Departamento de Genética Médica Vera Lopes. De acordo com Vera, o objetivo do PatGen é “divulgar a legislação sobre coleções biológicas, esclarecer e auxiliar os pesquisadores a identificar as coleções com necessidade de cadastro e catalogar o acervo da Instituição, a fim de adequá-lo às regulamentações pertinentes”.

Para isso, está disponível no site da FCM o acesso ao conteúdo do PatGen. Além das informações do site do PatGen a professora Vera Lopes coloca-se à disposição da comunidade da FCM para esclarecimentos pelo email vlopes@fcm.unicamp.br.

O que é patrimônio genético
Patrimônio genético é a informação de origem genética contida em amostras do todo ou de parte de espécime vegetal, fúngico, microbiano ou animal, na forma de moléculas e substâncias provenientes do metabolismo desses seres vivos e de extratos destes organismos vivos ou mortos. O uso para pesquisa implica numa diferenciação entre coleta (uma atividade de campo) e acesso (uma atividade de laboratório), conforme a Medida Provisória 2.186-16/2011. O CNPQ concede autorizações para acesso ao patrimônio genético e não para a coleta de material biológica, cuja competência cabe aos órgãos ambientais.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM