Compartilhar:
O historiador e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Leandro Karnal, esteve na tarde de terça-feira (3) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas proferindo a palestra “Ética nas relações humanas”. A palestra fez parte da grade curricular da disciplina Introdução à Prática de Ciências (IPC) dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina. Mas o evento não ficou restrito apenas aos estudantes.
De acordo com a professora Fátima Sonatti, gestora da disciplina, a palestra fecha um ciclo de aulas sobre ética iniciadas dentro do módulo IPC. O coordenador de graduação do curso de Medicina, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, destacou o esforço dos cogestores para a realização do evento e a relevância da palestra para a formação médica.
O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, elogiou a iniciativa e disse que a faculdade tem interesse em tornar esse tipo de palestra rotineira. “Essa é uma aula para todos nós”, sentenciou.
O público presente pode apreciar cada frase proferida pelo filósofo da Unicamp durante a palestra. Com desenvoltura, leveza e embasamento histórico, Karnal repetiu ao vivo aquilo que muitos acompanham pela televisão. Midiático, suas falas e ideias cativam uma legião de fãs que o seguem nas redes sociais e em outros meios de comunicação.
“Ética é um esforço pessoal contínuo, constante. Todos somos iguais. A vaidade é a inimiga da ética. Pessoas éticas possuem amigos e pessoas não éticas possuem cúmplices. Mandar é o teatro do mundo que me faz parecer superior, mas isso não é viver. Quanto mais eu subo na carreira ou no campo pessoal, mais eu tenho que servir, a todos”, preconizou Karnal dentre tantos conceitos colocados em uma hora de palestra.
Após a palestra, o público pode fazer perguntas e ainda tirar uma foto com Karnal.
"Nada faz superar a ideia de que as conquistas são frutos de esforço. Nós precisamos restaurar a crença no esforço. Alguns precisam de esforço mais que outros. Mas todos podem. Esforço repetido, sistemático e constante produz resultado”, completou o filósofo.