Otorrinolaringologia da FCM perde Raul Guedes de Melo
Publicado por: Camila Delmondes
02 de maio de 2019

Compartilhar:

Hoje, quem se depara com a pujança da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp – de franco desenvolvimento, com ampliação e remodelação de suas instalações, programas, e participação associativa e científica na comunidade médica brasileira – pode não se dar conta da luta travada nos anos iniciais de constituição da Disciplina e da própria FCM, nos anos iniciais da década de 1960.

O médico otorrinolaringologista Raul Guedes de Melo acompanhou de perto essa batalha. Ele foi o primeiro médico contratado para atuar, à época, no recém-instalado Serviço de Otorrinolaringologia da novíssima Faculdade de Medicina de Campinas.

Sob a coordenação do também otorrinolaringologista Gabriel Porto, Melo atuou de forma incansável na consolidação do serviço, em 1968, conseguindo o apoio financeiro e administrativo da Santa Casa de Misericórdia, que sediaria as primeiras atividades desempenhadas pela Disciplina, na inesquecível “sala 9”.

Após o falecimento de Gabriel Porto, em 1976, Melo foi chefe da Disciplina até a aposentadoria, em 1996, sempre tendo em vista a complexidade crescente da área com a ampliação do quadro docente.

Falecido em 30 de abril último, viúvo da Therezinha Monteiro Guedes de Mello, Raul Guedes de Melo deixa filhos e muitos admiradores. Pela dedicação com que sempre desempenhou as suas atividades, além da saudade da convivência, ele deixa, também, sólidas contribuições para o desenvolvimento da otorrinolaringologia no país.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM