Ortopedia brasileira é destaque na Jornada de Cirurgia de Joelho na França
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2022

Compartilhar:

No destaque da imagem, o professor Sérgio Rocha Piedade como conferencista da Jornada de Cirurgia de Joelho de Lyon, na França/Foto: divulgação

O docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Sérgio Rocha Piedade, esteve em Lyon, na França, no período de 22 a 24 de setembro, participando como conferencista e debatedor da Jornada de Cirurgia de Joelho, evento de referência mundial. Na ocasião, ele reportou sua experiência clínica com a técnica de abordagem lateral do joelho em deformidades mais complexas.

De volta ao Brasil, Piedade destacou a ‘patela’ como tema central do evento, pela terceira vez. “A importância da patela na biomecânica do joelho é fundamental, pois ela está aliada a problemas relacionados às deformidades de alinhamento. A instabilidade patelar é uma discussão que move cirurgiões de joelho mundo afora”, comentou o docente da FCM, destacando, também, na jornada francesa, a “discussão de técnicas cirúrgicas que ampliam a exposição, particularmente, de deformidades como o valgo do joelho”.

Ainda de acordo com Piedade, o Brasil está inserido no cenário mundial nas áreas de Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte. “Somente em Lyon foram quatro cirurgiões ortopedistas brasileiros entre os conferencistas convidados”, disse o pesquisador que atuou na tradução para o português, dos livros Equilibrage ligamentaire dans les prothèses totales du genou e Traité de chirurgie du genou.

Sérgio Rocha Piedade, docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da FCM/Foto: acervo pessoal
O livro "Equilibrage ligamentaire dans les prothèses totales du genou", na versão traduzida por Sérgio Piedade, para a editora Rubio.
O livro "Traité de chirurgie du genou", na versão traduzida por Sérgio Piedade, para a editora Rubio.


Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM