Obra organizada por docentes da FCM e UEMG aborda o aspecto adoecedor do Capitalismo
Publicado por: Camila Delmondes
21 de maio de 2024

Compartilhar:

Imagem meramente ilustrativa/Canva

Acontece no dia 3 de junho (segunda-feira), às 14 horas, no Auditório Marielle Franco do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o lançamento do livro Capitalismo paradoxante: um sistema adoecedor, pela Editora Hucitec. A obra, escrita pelos sociólogos europeus, Vincent de Gaulejac e Fabienne Hanique, é organizada pelo psicólogo, Matheus Viana Braz, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, e pela médica, Márcia Bandini, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. 

A produção excessiva versus a escassez recursos, a cobrança para o trabalho em equipe no contexto de um sistema de alta competição. Esses são alguns dos dilemas aparentemente insolúveis discutidos na publicação. Qual a origem desses paradoxos e como eles dialogam com a revolução gerencialista, a revolução digital e a financeirização da economia?

A resposta para tais questionamento levam os autores a refletirem sobre a dificuldade de viver em um sistema que desencadeia efeitos devastadores na saúde mental dos trabalhadores, como consequência: estresse, burnout, depressão.

"O diagnóstico das estratégias de defensiva empregadas pelos funcionários é preocupante: a adaptação bem-sucedida (que reduz o sofrimento) também contribui para a manutenção do sistema ao anestesiar a resistência", escreve sobre o livro a professora convidada da Fundação Dom Cabral e da ENSP-Fiocruz, Ana Massa, na página da Hucitec.

Ela acrescenta: 

"Vincent de Gaulejac e Fabienne Hanique mostram, por meio de análises clínicas e críticas, que a exacerbação dos efeitos do capitalismo paradoxante tem provocado o aumento da quantidade e da gravidade de processos de adoecimento em todo o mundo. Essas análises são preciosas não apenas porque nos oferecem chaves de compreensão de nossas sociedades, mas também porque nos ajudam a cernir contradições, antagonismos, conflitos dificilmente nomeados uma vez que estão emaranhados na vida comum, nas relações de trabalho, sociais e afetivas"

Na ocasião do lançamento do livro será realizado debate com a presença de Márcia Bandini (FCM), Matheus Viana Braz (UEMG) e Ricardo Antunes (IFCH). O sociólogo Vincent de Gaulejac participará do evento, on-line.


Ficha Técnica
Título: Capitalismo paradoxante: um sistema adoecedor
Autores: Vincent de Gaulejac & Fabienne Hanique
Organizadores: Matheus Viana Braz, Marcia Bandini
Tradutora: Daniela Silva Cavalcante Alves
Título original: Le capitalisme paradoxant: un système qui rend fou
ISBN: 9788584044153
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2024
Páginas: 244
Tamanho: 16 cm x 23 cm x 1 cm
Peso: 448g
Coleção Saúde em Debate, 353

 



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM