Obra organizada por docentes da FCM e UEMG aborda o aspecto adoecedor do Capitalismo
Publicado por: Camila Delmondes
21 de maio de 2024

Compartilhar:

Imagem meramente ilustrativa/Canva

Acontece no dia 3 de junho (segunda-feira), às 14 horas, no Auditório Marielle Franco do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o lançamento do livro Capitalismo paradoxante: um sistema adoecedor, pela Editora Hucitec. A obra, escrita pelos sociólogos europeus, Vincent de Gaulejac e Fabienne Hanique, é organizada pelo psicólogo, Matheus Viana Braz, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, e pela médica, Márcia Bandini, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. 

A produção excessiva versus a escassez recursos, a cobrança para o trabalho em equipe no contexto de um sistema de alta competição. Esses são alguns dos dilemas aparentemente insolúveis discutidos na publicação. Qual a origem desses paradoxos e como eles dialogam com a revolução gerencialista, a revolução digital e a financeirização da economia?

A resposta para tais questionamento levam os autores a refletirem sobre a dificuldade de viver em um sistema que desencadeia efeitos devastadores na saúde mental dos trabalhadores, como consequência: estresse, burnout, depressão.

"O diagnóstico das estratégias de defensiva empregadas pelos funcionários é preocupante: a adaptação bem-sucedida (que reduz o sofrimento) também contribui para a manutenção do sistema ao anestesiar a resistência", escreve sobre o livro a professora convidada da Fundação Dom Cabral e da ENSP-Fiocruz, Ana Massa, na página da Hucitec.

Ela acrescenta: 

"Vincent de Gaulejac e Fabienne Hanique mostram, por meio de análises clínicas e críticas, que a exacerbação dos efeitos do capitalismo paradoxante tem provocado o aumento da quantidade e da gravidade de processos de adoecimento em todo o mundo. Essas análises são preciosas não apenas porque nos oferecem chaves de compreensão de nossas sociedades, mas também porque nos ajudam a cernir contradições, antagonismos, conflitos dificilmente nomeados uma vez que estão emaranhados na vida comum, nas relações de trabalho, sociais e afetivas"

Na ocasião do lançamento do livro será realizado debate com a presença de Márcia Bandini (FCM), Matheus Viana Braz (UEMG) e Ricardo Antunes (IFCH). O sociólogo Vincent de Gaulejac participará do evento, on-line.


Ficha Técnica
Título: Capitalismo paradoxante: um sistema adoecedor
Autores: Vincent de Gaulejac & Fabienne Hanique
Organizadores: Matheus Viana Braz, Marcia Bandini
Tradutora: Daniela Silva Cavalcante Alves
Título original: Le capitalisme paradoxant: un système qui rend fou
ISBN: 9788584044153
Editora: Hucitec
Edição: 1. Edição
Data de publicação: 2024
Páginas: 244
Tamanho: 16 cm x 23 cm x 1 cm
Peso: 448g
Coleção Saúde em Debate, 353

 



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM