O professor-enfermeiro e a docência no ensino superior
Publicado por: Camila Delmondes
15 de abril de 2019

Compartilhar:

No dia 30 de março, os membros do Diretório de Análise Institucional & Saúde Coletiva discutiram a tese de doutorado “O professor-enfermeiro e a docência no ensino superior: entre teorias pedagógicas e o gerencialismo” de José Renato Gatto Júnior. A tese foi defendida em outubro do ano passado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, sob a orientação de Sonia Maria Villela Bueno e coorientação de Cinira Magali Fortuna.

José Renato apresentou os diversos atravessamentos sociais, políticos e econômicos na prática dos docentes e as dificuldades para a dedicação ao ensino na graduação. “O constante aumento de exigência na produção acadêmica provoca priorização da pesquisa e da publicação de artigos em detrimento da prática de professor”, ressaltou José Renato, que atualmente coordenar o curso de bacharelado em Enfermagem da Faculdade São Luís de Jaboticabal e trabalha como enfermeiro na Prefeitura Municipal de Pontal.

Os participantes debateram como a enfermagem, sobretudo por suas origens religiosas e militares, é bastante capturada pelas cobranças de produção nas universidades públicas brasileiras. Outro assunto discutido foi o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco, no qual o diretório organizará o Grupo Temático “Análise institucional e Saúde Coletiva: inventando enfrentamentos na construção compartilhada do SUS”.   

Próxima reunião será no dia 27 de abril de 2019, às 9 horas, no anfiteatro do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Veja aqui o convite. A atividade é aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Qualquer dúvida, entrar em contato com os responsáveis pela organização do evento: Professora Solange L’Abbate  (slabbate@lexxa.com.br) ou os doutorandos Daniel Vannucci Dóbies (dvdob@yahoo.com.br)  e Lia Bissoli Malaman  (liabissoli@yahoo.com.br).



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM