O eixo de ensino de bases científicas no novo currículo
Publicado por: Camila Delmondes
11 de dezembro de 2024

Compartilhar:

Imagem de capa: Bruno de Jorge

por: Silvia Riceto

De acordo com as premissas definidas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o novo modelo curricular do curso de Medicina, um dos pilares do perfil do estudante é a aprendizagem contínua, fundamentada na compreensão do processo de geração de conhecimento científico, capacitando o estudante a analisá-lo de forma crítica. Para isso foi criado o eixo de bases científicas no novo modelo curricular que conta com cinco disciplinas ministradas ao longo dos três primeiros anos do curso.

Nos últimos 8 meses, um grupo de trabalho coordenado pelo professor Lício Velloso elaborou uma proposta para o programa das disciplinas, baseado nas expectativas do NDE, na opinião dos estudantes manifestadas na avaliação do curso, na literatura, e em diversos currículos médicos de outras Instituições, sempre atento às normativas que regem o modelo curricular do curso. O grupo de trabalho contou com a participação efetiva dos professores André Schenka, Cássio Cardoso, Felipe Osório, Gabriel Anhê e Renato Gaspar.

No primeiro ano do curso, implantado neste ano de 2024, o eixo de ensino conta com duas disciplinas, sendo a  MD175 - Bases científicas da prática médica I que tem como objetivo, a compreensão da importância da ciência médica, os tipos de estudo científico, os componentes de um estudo científico e as questões éticas na pesquisa científica e, no segundo período letivo, a MD176 - Bases científicas da prática médica II que tem o objetivo de desenvolver noções sobre o planejamento de pesquisas quantitativas e a aplicação da estatística na pesquisa científica, por meio de abordagem que parte dos conceitos elementares de estatística frequentemente utilizados. Os estudantes concluem um projeto de pesquisa com orientadores individuais, além das orientações recebidas pelos preceptores durante as aulas.

Reunião para análise das disciplinas de Bases científicas I e II implantadas em 2024/Foto: Ronny Padilha
Reunião para análise das disciplinas de Bases científicas I e II implantadas em 2024/Foto: Ronny Padilha

Para as disciplinas do primeiro ano o grupo de trabalho contou com a colaboração dos professores que efetivamente atuam nas disciplinas: Fabíola Iglesias, Claudia Morelli, Fábio Rogério, Carlos Correa, Larissa Costa, Magnun dos Santos, Angélica Schreiber, Priscila Francisco, Stephen Hyslop e Susan Jorge, que trouxeram contribuições para o aprimoramento da proposta, bem como sugestões vindas dos próprios estudantes e representantes de turmas, principalmente no que se refere ao método de ensino.

No segundo ano do curso, que será implantado em 2025, o eixo conta com a disciplina MD237 – Saúde digital que tem como objetivo capacitar o estudante no uso adequado das Tecnologias de Informação e Telemedicina, compreendendo os aspectos legais e práticos envolvidos para garantir a comunicação eficiente e segura para a equipe de saúde e para o paciente. Esta disciplina será subdividida em duas etapas, sendo uma voltada para tecnologia da informação e outra voltada para a telemedicina. Para a construção desta disciplina o grupo de trabalho liderado pelo professor Cassio Cardoso contou com participação de professores do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e Instituto de Computação (IC) da Unicamp, além de outros professores da FCM: Guilherme Rossi, Laura Silveira e Daniel Franci.

Grupo de trabalho para elaboração do programa da disciplina de Saúde Digital/Foto: Ronny Padilha

No terceiro ano do curso, o novo modelo curricular contará com duas disciplinas: MD322 Medicina, evidência e decisão I e MD323 Medicina, evidência e decisão II, que tem como objetivo integrar a experiência clínica com as melhores evidências disponíveis da pesquisa clínica e fornecer ao aluno subsídios para a tomada de decisão diagnóstica e terapêutica com base nas melhores evidências fisiopatológicas, clínicas e epidemiológicas disponíveis, além de habilitar o aluno a identificar e qualificar na literatura especializada, os estudos clínicos de melhor qualidade metodológica e avaliar sua aplicabilidade, ou não, em seu meio e ao seu paciente. Para este novo modelo essas disciplinas contarão com uma estratégia inovadora de abordar evidências científicas relacionadas às doenças que os estudantes estão aprendendo nas disciplinas de Raciocínio Clínico. Enquanto o estudante estiver cursando, por exemplo, a disciplina de Raciocínio clínico I em que ele está aprendendo a fisiopatologia das doenças cardiovasculares e respiratórias e tendo as habilidades práticas desenvolvidas na enfermaria, eles terão na mesma semana a abordagem de evidências científicas dessas doenças aprendidas. A proposta busca integrar os conhecimentos de forma a facilitar o processo de aprendizagem do estudante. Para a construção dessa proposta para as disciplinas do terceiro ano, o grupo de trabalho de Bases Científicas contou também com a colaboração dos professores: Fernando Cendes, Fábio Rogério, Márcio Baltazar, Laura Silvério, Mônica Corso, Wagner Avelar, Tiago Sevá e Wilson Nadruz.

Reunião de elaboração dos programas das disciplinas: Medicina, evidência e decisão I e II/Foto: Ronny Padilha

É importante destacar o grande envolvimento dos professores na elaboração dos programas das disciplinas pertencentes a este eixo de ensino e a participação de estudantes que se dispuseram a contribuir para a aprimoramento da proposta. Considerando a agenda dos estudantes e a frequência de reuniões, a colaboração dos estudantes deu-se por meio de reuniões informais com grupos de estudantes e as manifestações eram posteriormente encaminhadas para o grupo de trabalho.

O professor Lício Velloso, coordenador dos trabalhos que resultaram na elaboração deste eixo, manifesta seu agradecimento a todos os professores e alunos que participaram do trabalho, e à equipe da CEG,assessorada pela coordenadora pedagógica Silvia Riceto, pelo empenho e comprometimento com o projeto.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM