Neurologia da FCM perde José Jorge Facure, um estudioso da vida
Publicado por: Camila Delmondes
21 de setembro de 2018

Compartilhar:

“Creio ser oportuno o estudo da morte, buscando entender o que isto significa, com o objetivo de enfrentarmos melhor este nosso destino imutável”, publicou em 11 de fevereiro de 2010, o neurocirurgião e livre docente aposentado do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, José Jorge Facure. Ontem, 21 de setembro, ele foi ao encontro definitivo das respostas [...]


Médico formado pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1966, José Jorge Facure especializou-se em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo, em 1969, com profissionais como Rolando Angelo Tenuro, Horácio M. Canelas, Antonio Spina-França Neto, José Zaclis, Gilberto Machado de Almeida, Antonio Branco Lefèvre e José Lamartine de Assis.

Fez diversos cursos de aprimoramento no exterior, em países como Estados Unidos, Canadá e França, onde também participou de muitos encontros científicos da sua área de atuação, dentre estes, o  40Th Annual Meeting da American Association of Neurological Surgeons, realizado em Boston, em 1972.

Veio para Campinas, em 1969, para trabalhar na clínica particular do irmão Nubor Orlando Facure, e na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, convidado pelo então fundador do Departamento de Neurologia, Oswaldo de Freitas Julião.

Na Unicamp, José Facure desenvolveu e consolidou a sua carreira acadêmico-científica. Em 1971, defendeu a tese de seu doutorado, intitulada “Derivação ventrículoperitoneal com válvula no tratamento da hidrocefalia infantil”. Tornou-se livre-docente em 1984, com a tese “Microneurocirurgia para o tratamento da hérnia discal lombar”.

No Departamento de Neurologia da FCM, ao lado do irmão Nubor, contribuiu na implantação da Residência em Neurocirurgia e na introdução do Departamento nos cursos de pós-graduação, ministrando o curso hipertensão intracraniana. Em 1976, fundou a disciplina de Neurocirurgia Infantil. Foi coordenador do Departamento no período de 1984 a 1986 e chefe da disciplina de Neurocirurgia de 1989 a 1990.

Titular Emérito da Academia Brasileira de Neurologia, membro efetivo da Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica e membro vitalício da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), também foi Diretor Técnico do Hospital Beneficência Portuguesa.

Em 2010, foi agraciado pela Câmara Municipal de Campinas com o Diploma de Mérito Médico "Dr. Roberto Maia Rocha Brito. Em 2014, foi contemplado pela SMCC com o Prêmio Paes Leme, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, na área da Saúde. Ainda em junho de 2018 – durante a entrega do 18º Prêmio Paes Leme – foi novamente homenageado pela SMCC, desta vez, ao lado de outros ilustres fundadores de serviços de saúde de Campinas, pelo seu associativismo vitalício à entidade.


[...] “Embora em um futuro não muito distante, provavelmente teremos a prova científica da existência da alma e da continuidade da vida na espiritualidade, não podemos considerar indispensável esta constatação para assegurarmos a própria evolução. É preciso lembrar que já recebemos todos os ensinamentos necessários para esta marcha evolutiva. O conhecimento científico confirmando de onde viemos e para onde vamos, é desejável, porém, não é indispensável para o aprimoramento de nós mesmos. Com este estudo da morte, estamos na realidade preconizando a escolha de uma vida produtiva em benefício do semelhante, como melhor conduta de vida, estamos, portanto, na realidade, estudando a vida", deixou registrado o professor José Jorge Facure, no blog de seu irmão, Nubor.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM