Na Unicamp o trote é cidadão e dá dica de primeiros socorros
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Nessa terça-feira (25), todos os calouros da Unicamp de 2014 irão participar de um curso gratuito de primeiros socorros. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) com o apoio da Concessionária CCR AutoBAn e faz parte do Trote da Cidadania promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. O objetivo principal é oferecer noções básicas de atendimento emergencial em situações que podem ocorrer no cotidiano. Mais de 500 pessoas são esperadas.

O curso será realizado no estacionamento da Biblioteca Central e terá como foco a reanimação pulmonar (RCP). Ao todo, serão quatro turmas de até 150 alunos cada. A primeira aula começará às 13h e as demais ocorrerão a cada uma hora. A última turma será às 16h. "A ideia é aliar a expertise de profissionais e estudantes de medicina para contribuir com a prevenção de fatalidades, que podem ocorrer, inclusive, dentro do campus da universidade", explica o estudante Eduardo Alher João, integrante do CAAL e um dos organizadores do curso.

Para o coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM e presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, Gustavo Pereira Fraga, este tipo de conhecimento pode ser decisivo. “Em situações de urgência, a presença de uma pessoa com conhecimento e treinamento em primeiros socorros pode ajudar muito no acionamento do resgate específico e até mesmo em medidas de suporte básico de vida, que podem ser decisivas na sobrevida de uma vítima", afirma.

O coordenador médico da CCR Autoban, José Antônio Coelho, destaca que, no caso de colisões em rodovias, é até possível evitar novos acidentes. “A preocupação de um leigo com a segurança na cena e a comunicação com as equipes especializadas são uma medida inicial que evita outros acidentes e novas vítimas. A população orientada precisa ajudar nesse sentido", diz.

Com informações de Patrícia Capovilla



Notícias mais recentes



Larissa Monte, médica da 57ª turma, publica artigo sobre criptorquidia no Jornal de Pediatria

Reunião DTG: Mês da prematuridade - Acesso a cuidados neonatais de qualidade


Save the date: World Congress of Trauma and Emergency Leagues


A mordida do Leão! Parte do imposto de renda pode ser destinado para a Atlética de Medicina. Saiba como doar

FCM se junta às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM