Na FCM, especialista dos EUA compartilha Know-how em Candida auris
Publicado por: Camila Delmondes
07 de abril de 2017

Compartilhar:

Na manhã da última sexta-feira (31), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o microbiologista norte-americano Shawn R. Lockhart, diretor do Fungal Reference Laboratory, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), localizado em Atlanta, nos Estados Unidos. O evento “Talk with Dr. Shawn R. Lockhart” foi realizado pelo Departamento de Patologia Clínica (DPC) da FCM e reuniu cerca de 50 pessoas no Salão Nobre da faculdade.

Na primeira parte da sua exposição, Lockhart falou sobre o papel do CDC na Saúde Pública mundial. A instituição que iniciou as suas atividades, em 1942, como um escritório para o controle da Malária, expandiu a sua atuação para o manejo de diversos tipos de doenças, tendo forte atuação em mais de 80 países. “Nós do CDC trabalhamos em todas as doenças e situações que podem matar pessoas. Só não trabalhamos com armas de fogo, ainda”, brincou o pesquisar, na ocasião.

“O problema é que nunca sabemos em um primeiro momento, qual fungo é o causador responsável de determinada infecção”, disse Lockhart no início de sua apresentação. Para ilustrar a complexidade, urgência e impacto das atividades desempenhadas pelo CDC, o pesquisador apresentou casos investigados em seu laboratório. Em um desses exemplos, mostrou como o uso de determinada solução para a limpeza, enxague, lubrificação e desinfecção de lentes de contato, teve o efeito reverso. “A solução que eliminava a proliferação de bactérias, favorecia a cultura do fungo Fusarium keratitis. Tivemos 130 casos de infecções no país, em 26 estados, e alguns pacientes precisaram passar por transplantes de córnea”.

O segundo momento da explanação do microbiologista norte-americano teve como enfoque o Candida auris, um emergente patógeno fúngico multi-resistente, que apresenta constantes desafios às equipes hospitalares pela rapidez de disseminação. “O Dr. Shawn coordena o Laboratório de Referência em Micologia do CDC e recebe amostras suspeitas de contaminação por C.auris, isoladas em surtos de todas as partes do mundo, para identificação e ou confirmação”, explica a professora Angélica Zaninelli Schreiber do DPC da FCM, responsável pela vinda do pesquisador ao Brasil.

Angélica explicou ainda, que o laboratório coordenado por Shawn nos EUA, também oferece cursos de treinamento para lideres de equipes de saúde no mundo todo, para a identificação de outros fungos, além da Candida auris. “Pessoalmente, ele tem divulgado a importância da vigilância em relação a este micro-organismo em particular, bem como, o risco de sua disseminação, além de contar com várias publicações sobre o assunto”, comentou Angélica, que realizou estágio de pós-doutorado sob a supervisão de Shawn Lockhart, de 2014 a 2015, pelo Programa Ciências sem Fronteiras.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM