Multidisciplinaridade é o foco no XXIII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp, que começa dia 17, na FCM
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

O Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) chega a sua XXII edição com uma nova proposta: englobar os conhecimentos dos diversos cursos da área da saúde, como medicina, enfermagem, fonoaudiologia, farmácia, nutrição e psicologia, dentre outros, em um rol de palestras e workshops voltados a multidisciplinaridade e a discussão de temas atuais e de grande importância para a formação do profissional de saúde. Para esse ano, o CoMAU traz como novidade a participação de alunas da Faculdade de Enfermagem (FEnf) na comissão organizadora.

Durante três dias, de 17 a 19 de outubro, palestrantes nacionais e internacionais como Franco Folli, da Universidade do Texas e Young-Bum Kim, da Universidade de Harvard, especialistas abordam temas como diabetes, cirurgia bariátrica, surdez, sexualidade, distúrbios do sono e seus efeitos para o profissional de saúde, acupuntura e homeopatia, tratamento cirúrgico para epilepsia e doença de Parkinson, emergências pediátricas e a relação médico-paciente, entre outros assuntos. (Veja programação).

“Fizemos uma análise das edições anteriores do CoMAU e vimos um esgotamento no formato. Por isso, propusemos essa reformulação. O Sistema Único de Saúde (SUS) valoriza a multidisciplinaridade. A FCM não se baseia só na Medicina, mas também nos outros cursos que a constituem. Essa integração é importante, pois vamos trabalhar em conjunto”, disse Gabriel Ayub, vice-presidente dessa edição do CoMAU.

Durante o CoMAU ocorre a entrega dos prêmios “Adolfo Lutz” ao melhor trabalho apresentado em cada uma das seis áreas gerais da prática médica (Básica, Clínica, Cirurgia, Ginecologia & Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva). O melhor dos seis trabalhos recebe o premio “Lopes de Faria”, entregue pela Comisão de Pesquisa em cerimônia oficial realizada na Congregação da FCM no ano seguinte.

“Para o prêmio Adolfo Lutz, temos 26 trabalhos inscritos. Para a participação no CoMAU, já passamos 150 inscritos, dentre eles alunos de Universidades de Ribeirão Preto, Sorocaba, Universidade Federal Fluminense, Unifesp, USP e do ABC. A insscrição poderá ser feita no dia do evento”, disse Luciana Carvalho Delamuta, presidente do CoMAU.

O CoMAU surgiu em 1992, fruto da iniciativa de alunos de Medicina da FCM – Unicamp que desejavam consolidar sua formação acadêmica por meio de um evento que congregasse atualização científica, ensino médico e visão global da saúde no Brasil. A estes objetivos, associaram as demandas de Campinas e região por um evento que atualizasse conhecimentos de profissionais da saúde.

Em seus 23 anos de existência, o CoMAU recebeu grandes personalidades da área da Saúde do Brasil e do exterior, como: Euriclydes de Jesus Zerbini, responsável pelo 1o. transplante cardíaco realizado na América Latina e 2o. no mundo; Adib Jatene, ex-Ministro da Saúde; Ivo Pitanguy, professor titular de Cirurgia Plástica da PUC-RJ; Hunter “Patch” Adams, fundador do GesundheitInstitute, nos EUA; Miguel Nicolelis, professor assistente do Departamento de Neurobiologia da Universidade de Duke, Carolina do Norte, EUA e Alexandre Padilha, ex-Ministro da Saúde do Brasil.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM