Mídia Desk orienta sobre AVC. Evento foi transmitido online
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Dez especialistas da Unicamp participaram na manhã desta quarta-feira (27) do Mídia Desk, evento promovido pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ASPE e projeto CiNAPCe  para o Dia Mundial do Combate ao AVC. O encontro foi transmitido online para todo o Brasil por meio de videoconferência via internet. Perguntas sobre acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, foram recebidos por e-mail durante todo período em que os profissionais ficaram online.  “As principais perguntas são sobre prevenção, fatores de risco e como é procedimento de trombólise para o AVC isquêmico e quais as chances de melhora dos pacientes”, explicou Paula Fernandes, psicóloga e presidente da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE).

O dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC. Uma em cada seis pessoas no mundo tem acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A cada seis segundo, uma pessoa morre de AVC, independentemente de sexo, idade ou raça. No Brasil, o AVC é principal causa de morte. As palestras realizadas pelo Mídia Desk estarão disponíveis no site da ASPE e no site da Rede Brasil AVC. Há uma edição especial do Boletim da FCM sobre o tema disponível da página da faculdade.

Os sinais de AVC são: fraqueza ou amortecimento súbito de um lado do corpo; dificuldade súbita para falar, enxergar, compreender, andar ou equilibrar-se; tontura ou dor de cabeça súbita, sem causa aparente. Se uma pessoa apresentar estes sinais, a recomendação é ligar para 192 (SAMU). “Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances da pessoa ficar sem sequelas. Tempo é cérebro!”, orientou Li Li Min, neurologista da FCM da Unicamp.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM