Mês da Visibilidade Surda é celebrado no auditório da FCM
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
03 de outubro de 2023

Compartilhar:

Foi celebrado na última quinta-feira (28) o Mês da Visibilidade Surda no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Marcando a data, o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (CEPRE) realizou solenidade com o objetivo de promover reflexões sobre os direitos dos surdos no Brasil e no mundo. Todo o evento contou com tradução e interpretação em Libras - Português.

O professor Claudio Coy, diretor da FCM, esteve na mesa de abertura do evento. Ele falou sobre a importância da formação de profissionais na assistência a pessoas com surdez. “A FCM tem orgulho do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, CEPRE e curso de Fonoaudiologia por ações como essa, celebrando o mês de setembro, marcado por várias atividades, celebrando as conquistas e o que pode ser melhorado para a comunidade surda”, disse.

Mesa de abertura: João Pedro Acciari, Priscila Amorim, Maria Fernanda Bagarollo, Cláudio Coy, Adriana Laplane, Rita de Cassia Montilha, Ana Carolina Constantini, Rosemeire Desidério e Luciana Rosa. Foto: Mário Moreira/CAAC

Maria Fernanda Bagarollo, coordenadora do CEPRE, lembra a temática da surdez presente no cotidiano do centro. Segundo a docente, ao longo dos 50 anos do CEPRE, profissionais vem atuando em programas voltados para a saúde e educação das pessoas surdas. “Para todos nós é um motivo orgulho. Gostaria de parabenizar também nossos alunos, pacientes e familiares por cada uma das conquistas, bem como toda equipe de funcionários do CEPRE e da FCM que trabalharam na organização do evento”, declarou.

João Pedro Acciari, presidente da Associação de Surdos de Campinas, agradeceu ao convite para estar na solenidade, lembrando a importância da visibilidade surda não só em setembro. “Todos os dias nós temos que lembrar, mas esse é um mês especial. É um marco para nossa história e por isso nós sempre comemoramos, lembrando as realizações de nós, surdos, de Campinas e do Brasil todo”.

Evento contou com tradução e interpretação simultânea em Libras. Foto: Mário Moreira/CAAC

Priscila Amorim, coordenadora do Mês da Visibilidade Surda e fonoaudióloga do CEPRE, desejou a todos um bom evento. “Que nosso encontro seja bacana, produtivo e divertido, e que, a cada ano, os motivos para essa comemoração sejam ampliados, com avanços da comunidade surda em relação a questões políticas, de saúde, educação, cultura e lazer. Isso é o que todo cidadão tem por direito”.

Integraram ainda a mesa solene: Adriana Laplane, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM, Rita de Cassia Montilha, representando a coordenação do curso de graduação em Fonoaudiologia, Ana Carolina Constantini, coordenadora do Programa de Pós-graduação “Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação” da FCM, e Rosemeire Desidério e Luciana Rosa, professoras de Língua de Sinais do CEPRE.

Priscila Amorim, do CEPRE: mês marca avanço dos direitos sociais da comunidade surda. Foto: Mário Moreira/CAAC

Também fizeram a tradução simultânea os intérpretes de Libras, Lilian Paiato e Juliana Moraes, da Central TILS/PGR Unicamp; além do apoio dos intérpretes-guia e de campo reduzido da BR Libras, para os surdocegos participantes.

Em seguida, foi ministrada a palestra “A consciência datilológica em Libras” – Palestra e Oficina pelo professor Nelson Pimenta, do Instituto Nacional de Educação de Surdos. No período da tarde, houve atividades culturais com os artistas Cléber Couto e Glória Ferreira, da Companhia de Teatro Mãos Livres: “Tirando onda” e “O mágico atrapalhado”.

Cléber Couto e Glória Ferreira, da Companhia de Teatro Mãos Livres, encenaram atividades culturais. Foto: Mário Moreira/CAAC

Mês da Visibilidade Surda

O Setembro Azul, ou Mês da Visibilidade Surda, é um período dedicado à conscientização sobre a surdez e a promoção da inclusão das pessoas surdas. Durante este período, várias campanhas e eventos são realizados para destacar a importância da linguagem de sinais, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para a comunidade surda.  



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM