Médico socorrista da boate Kiss faz palestra na FCM sobre desastres
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Nos dias 24 e 25 de abril, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a partir das 18 horas, acontece o Curso de Respostas Médicas Avançada em Desastres (da sigla em inglês ADMR) que foca situações de catástrofe. Um dos palestrantes do evento é o médico-socorrista e cirurgião geral Luciano Silveira Eiffer, que atendeu as vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, RS. Luciano faz a última palestra desta quarta-feira (24).

Catástrofe é aquela situação em que as necessidades de atendimento excedem os recursos materiais e humanos imediatamente disponíveis, havendo necessidade de medidas extraordinárias e coordenadas para se manter a qualidade básica ou mínima de atendimento. O objetivo do curso é preparar e capacitar profissionais de saúde a lidar com situações de emergência e catástrofes, diminuindo consideravelmente o impacto de uma tragédia na sociedade.

O curso é composto por aulas expositivas, interativas e mesas-redondas com a presença de convidados com ampla experiência na área de trauma, atendimento pré-hospitalar e desastres. Cada participante do curso receberá o livro “Manual de Resposta Médica Avançada em Desastres”, que é a base bibliográfica para o curso. O evento é organizado pela disciplina da Cirurgia do Trauma e Liga do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com o apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O auditório da FCM fica à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Unicamp. Campinas.

 

Telemedicina

De acordo com Luciano Eifler, médico do SAMU de Porto Alegre, RS e membro da SBAIT, uma das ferramentas que permitiu a troca de experiências e a discussão de condutas e estratégias de tratamento dos pacientes foi a telemedicina. Ela foi utilizada em razão de diversos hospitais locais terem pacientes com lesões e desafios terapêuticos semelhantes. Integraram essa discussão o Ryder Trauma Center, em Miami, Estados Unidos e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

“A possibilidade de discussão dos casos em tempo real com centros nacionais e internacionais é extremamente importante e traz benefícios para os pacientes, pois qualifica a assistência e unifica condutas”, diz Eiffer.

A respeito de Santa Maria, Eifler explica que a reunião iniciou com o relato das equipes que realizaram o atendimento pré-hospitalar, passando pela organização do comando na cena e a estratificação de risco das vítimas nos hospitais locais. Também foi discutido sobre a apresentação clínica, indicações de via aérea definitiva e exames solicitados nas primeiras horas após a exposição à fumaça, além da descrição do transporte aeromédico.

Na opinião do médico Gustavo Pereira Fraga, professor responsável pela disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM da Unicamp e presidente da SBAIT, o que ocorreu em Santa Maria serve como aprendizado.

“A telemedicina pode ajudar na triagem dos pacientes, trocas entre os diversos serviços, discussões de casos complicados e suporte de centros nacionais e internacionais que já vivenciaram situações semelhantes”, diz Fraga que utiliza o serviço de telemedicina com hospitais do Canadá, Estados Unidos, Haiti e Iraque.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM