Medicina é o curso mais concorrido no vestibular da Unicamp
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, o curso de medicina ocupa a primeira colocação como o mais disputado da Universidade. Foram 15.989 candidatos inscritos para as 110 vagas oferecidas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A relação candidatos por vaga é de 145,4, um índice 14,2% maior que do ano passado. Essa tendência se acentuou nos últimos anos – especialmente a partir de 2010 – de acordo com o coordenador do curso de graduação em medicina da FCM, Wilson Nadruz Júnior.

Na opinião de Nadruz Júnior, os aspectos que atraem tantos candidatos para o curso de medicina da Unicamp são a valorização da carreira médica, o mercado de trabalho, as possibilidades de especialização na área – são mais de 50 –, e a qualidade e experiência dos professores que lecionam na faculdade. Outro fator destacado pelo coordenador do curso de medicina é de o vestibular da Unicamp ser nacional e permitir que pessoas do Brasil inteiro possam concorrer. E essa concorrência crescente demonstra, segundo Nadruz Júnior, a visão positiva que a sociedade tem em relação ao curso e à Universidade.

“Muitos jovens escolhem medicina motivados por ajudar outras pessoas. Pela medicina, eles podem unir a profissão que escolheram ao ideal de vida”, avalia.

Ainda de acordo com o coordenador do curso de medicina da FCM, a formação sólida dos alunos fica perceptível quando ele vai para o mercado de trabalho. Essa formação – seja geral ou especializada – é baseada nas constantes reformulações do currículo do curso e do ensino teórico e prático dado aos alunos e nos diversos cenários de prática oferecidos aos estudantes. Além das salas de aula, desde o primeiro ano, os estudantes vivenciam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Campinas e, posteriormente, no Hospital de Clínicas (HC), no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré (HES).

“Um dos objetivos da nossa faculdade é formar líderes em sua área de atuação, e não somente bons profissionais”, diz Nadruz Júnior.

Além das 110 vagas disputadas pelo vestibular, a FCM oferece para 2014 mais cinco vagas para alunos vindos pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), vindos de escolas públicas de Campinas. (Veja como foi a recepção dos alunos que entraram este ano).

O número total de inscritos no vestibular da Unicamp divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é de 73.818 inscritos. Eles disputam 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto. A relação candidatos por vaga geral subiu de 19,6 no vestibular passado para 21,3 nesta edição. Veja a tabela completa na página da Comvest.

Texto: Edimilson Montalti- ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Marcelo Oliveira - CADCC-FCM/Unicamp



Notícias mais recentes



Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM