Medicina e Fonoaudiologia recebem cinco estrelas do Guia do Estudante
Publicado por: Camila Delmondes
09 de setembro de 2016

Compartilhar:

Os cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas FCM da Unicamp receberam cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. A avaliação constará da publicação GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, o curso de medicina ocupa a primeira colocação como o mais disputado da Universidade. Em 2016, o aumento do número de inscritos para Medicina foi de 8% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Comvest. (Veja tabela). Foram 24.206 candidatos inscritos para as 110 vagas oferecidas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). No ano passado, o número de candidatos foi de 22.419. A relação candidato-vaga subiu de 203,8 para 220,1. O curso de Fonoaudiologia oferece 30 vagas e a relação candidato-vaga no ano passado foi de 10,9, segundo dados da Comvest. (Veja tabela).

Na opinião de Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, coordenador do curso de graduação em Medicina da FCM, o corpo docente altamente qualificado da FCM, o uso de novas tecnologias para o ensino médico, o estímulo à pesquisa desde o primeiro ano, a imersão dos alunos a partir do quarto ano em vivências de atendimento clínico com estágio supervisionado e o aprimoramento contínuo das disciplinas do curso, regido pelos princípios da reforma curricular, são os principais pontos que devem ter contribuído para a avaliação do GE.

Ainda de acordo com Paulo Velho, desde o primeiro ano, os estudantes são estimulados a desenvolverem projetos de iniciação científica e vivenciam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. Já a partir do quarto ano do curso eles passam a atuar no Hospital de Clínicas (HC), no Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism) da Unicamp e no Hospital Estadual Sumaré (HES) – áreas chamadas de campos de estágio – com a supervisão dos professores.

“Usamos a simulação médica, a telemedicina, a plataforma MOODLE, o software de anatomia, a sala de imagens e outros recursos avançados na incorporação do conhecimento pelo aluno. Temos, ainda, uma prova prática anual de competências clínicas para alunos do quinto e sexto ano, que avalia conhecimento, habilidade e atitude do aluno frente às situações simuladas do ato médico, dentro do preconizado pelas novas diretrizes curriculares e do que a FCM entende como ‘o médico que queremos formar’. Nos exames de avaliação de cursos e alunos, a FCM sempre está entre as melhores faculdades de Medicina do país”, explica Paulo.

A coordenadora de graduação do curso de Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto, disse que vários fatores contribuíram para essa avaliação do GE, dentre eles o projeto pedagógico que respeita não apenas as Diretrizes Nacionais, mas procura contemplar o panorama recente da profissão e a alta titulação e comprometimento do corpo docente do curso de Fonoaudiologia da FCM da Unicamp.

Segundo Christiane, o currículo contempla a formação do profissional e a possibilidade do aluno desenvolver sua competência numa equipe multidisciplinar. As parcerias estabelecidas com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), os Institutos de Física e de Biologia e a estrutura oferecida pela FCM como laboratórios, bibliotecas, salas de aulas, material áudio visual, funcionários e rede de estágio é outro diferencial do curso de Fonoaudiologia.

“A baixa evasão de alunos e a rápida inserção no mercado de trabalho dos egressos e a própria nota do ENADE, mostram a qualidade do curso e nosso papel como instituição pública consciente da responsabilidade em entregar ao país profissionais competentes. Além, disto a articulação com outros cursos da área da Saúde da própria Universidade colabora para o enriquecimento do curso”, disse Chirstiane.

O Guia do Estudante (GE) realiza a avaliação anual de cursos superiores há mais de 23 anos. Durante nove meses, os profissionais do GE contaram com a ajuda de professores e coordenadores de 2.053 faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados. (Veja os critérios de avaliação do GE).



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM