Médica da FCM recebe o Prêmio Liderança e Pesquisa do Departamento de Tireoide da SBEM
Publicado por: Camila Delmondes
18 de junho de 2020

Compartilhar:

A médica endocrinologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Laura Sterian Ward, recebeu no dia 12 de junho o "Prêmio Liderança e Pesquisa” do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM). A indicação de concorrentes ao prêmio é feita por médicos associados a SBEM. A escolha de Laura Ward foi unânime pela comissão julgadora, constituída por três  membros do Departamento de Tireoide que já receberam o mesmo prêmio. 

De acordo com Alfio Tincani, membro da SBEM e professor do Departamento de Cirurgia da FCM, esse prêmio é atribuído aos profissionais que se destacam em produção científica de relevo nacional e internacional. É levado ainda em consideração, as publicações em revistas de grande impacto, a contribuição nas Diretrizes e Consensos que são aplicados no manejo de doenças da tireoide.

A entrega do prêmio ocorre durante o Encontro Brasileiro da Tireoide, normalmente entre o final de abril e início de maio de cada ano. Devido à pandemia de Covid-19, o prêmio foi entregue online.

“Este prêmio coroa anos de dedicação a um ideal que hoje tenho o privilégio de ver replicado nos olhos e embutido na vida de meus alunos e também de tantos e tantos colegas que, arriscando suas próprias vidas, todo os dias saem da segurança de seus lares para enfrentar a doença [Covid-19] e lutar pela vida de outros. Acho que este Prêmio é um reconhecimento à bravura, ao esforço e à perseverança, qualidades que compartilho com meus professores (verdadeiros exemplos de vida), com os meus colegas e com os meus alunos. O reconhecimento renova minha fé, renova a esperança de que podemos fazer diferença”, disse Laura.


Veja aqui o vídeo da premiação

Para a escolha de Laura, a  comissão julgadora considerou, ainda, a contribuição do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da FCM, criado por ela, em pesquisas das doenças da tireoide. O prêmio levou em conta os vários pesquisadores que Laura contribuiu na formação e que ocupam, hoje, posições de destaque em várias instituições de ensino e de pesquisa.

De acordo com Rui Monteiro de Barros Maciel, professor de Endocrinologia e pesquisador no Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Laura possui todos os ingredientes para o merecimento do Prêmio Liderança e Pesquisa do Departamento de Tiroide da SBEM. “A homenageada, além de ter forte atuação como educadora e pesquisadora, ter demonstrado participação na divulgação da tiroidologia nacional. Nisso, Laura tem sido exímia, especialmente com sua didática formidável, ao demonstrar a qualidade do seu trabalho e de seus feitos, não apenas no Brasil, mas também no exterior”, disse o ex-orientador de mestrado e doutorado de Laura.

Laura Ward foi editora de seis livros, incluindo três livros internacionais, um dele publicado em inglês e dois em espanhol. Trabalhou em diversas diretrizes de conduta para doenças da tireoide na SBEM e na AMB. Foi orientadora principal de 64 projetos de iniciação científica, 29 mestrados, 20 doutorados e supervisora de quatro pesquisadores em projetos de Pós-Doc.

Em 2017, ela recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de reconhecimento acadêmico concedido pela Unicamp e, em 2011, o Prêmio LATS, concedido pela Sociedade Latino-Americana de Tireoide aos pesquisadores que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa cientifica na América Latina. Ainda em 2020, Laura foi considerada uma das pesquisadoras de destaque do Projeto Open Box da Ciência. Leia aqui a matéria publicada no site da FCM e Portal da Unicamp.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM