Maria Fernanda Bagarollo assume a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da FCM para o biênio 2021-2023
Publicado por: Camila Delmondes
18 de agosto de 2021

Compartilhar:

No dia 6 de agosto de 2021 foi realizada a cerimônia de posse da nova coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira da Silva Porto” da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para o biênio 2021-2023. A docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), Maria Fernanda Bagarollo, assumiu o posto no lugar da também docente do DDRH da FCM, Ivani Rodrigues Silva, que esteve à frente da unidade por dois mandatos.

Em sua fala de despedida, Ivani Silva agradeceu todos que a apoiaram nos últimos quatros anos de gestão, docentes e funcionários, e destacou, também, o período de enfrentamento da pandemia. “Tivemos que aprender a lidar com a gestão de outra forma, rapidamente, de maneira remota. Não há como dizer que não houve prejuízos, considerando que a pandemia teve impacto direto sobre os nossos atendimentos. Mas, a criatividade e a tecnologia nos ajudaram a continuar acompanhando os pacientes e suas famílias, e atender crianças, jovens, adultos e idosos”, comentou.

“O Cepre é o começo de tudo. É o espaço que temos para ensinar, pesquisar e atuar na assistência. É a nossa inspiração. Começou pequeno [...] e hoje é um espaço de referência no atendimento a pacientes surdos, deficientes visuais e em todas as áreas da fonoaudiologia e de desenvolvimento humano. Nosso trabalho proporciona possibilidades e qualidade de vida para todos aqueles que nos procuram”, disse a professora Maria Fernanda Bagarollo, que deixa a posição de coordenadora de Assistência do Cepre para assumir a liderança da unidade assistencial.

A professora do DDHR, Lucia Figueiredo Mourão, que assume o posto de coordenadora de Assistência do Cepre, no lugar de Maria Fernanda Bagarollo, destacou os desafios que se seguirão após a pandemia. “Teremos um movimento muito desafiador pela frente, considerando não apenas as sequelas das pessoas que manifestaram o quadro grave da Covid-19, como também daquelas que apresentaram sintomas leves da doença e que também precisarão de reabilitação”, comentou.

Ao falar sobre o esforço da FCM em ampliar os campos de estágio para os estudantes dos cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, o diretor da faculdade, Luiz Carlos Zeferino, destacou o papel do Cepre na trajetória de formação de novos profissionais e que precisa ser ampliado. “O Cepre tem uma lista fantástica de produtos acadêmicos, de pesquisa, de serviços assistenciais e de formação de recursos humanos, e que pode e deve ser expandida”, disse.

Na ocasião, também foi apresentada a nova composição do Conselho do Cepre, constituída pelas docentes, membros titulares, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto e Mirian Hideko Nagae Espinosa; pelas professoras, membros suplentes, Maria Isabel Ramos do Amaral e Maria Cristina de Oliveira Regina; e pelas funcionárias Adriana Martins e Priscila Amorim. O Conselho do Cepre também conta com a participação da chefe do DDHR, Adriana Lia Friszman de Laplane; da coordenadora do curso de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Ana Caroline Constantini; e da coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia, Christiane Marques do Couto.

Assista a cerimônia na íntegra.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM