Marcos Nolasco assume a coordenação do Ciped para o biênio 2018-2020
Publicado por: Camila Delmondes
07 de novembro de 2018

Compartilhar:

O pediatra Marcos Tadeu Nolasco da Silva assumiu a coordenação do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp para o biênio 2018-2020. O coordenador associado será o também pediatra Antonio Fernando Ribeiro. “A faculdade reconhece a importância do Ciped na formação do conhecimento científico”, disse Cláudio Saddy Rodrigues Coy, diretor associado da FCM durante a solenidade de posse que aconteceu na terça-feira (6).

“A pediatria pega sete faixas etárias, que vão desde o nascimento até os 24 anos de idade. No Ciped, temos 10 laboratórios de pesquisa, com inserção nacional e internacional. Aqui, é o cantinho da Unicamp onde fazemos estudos multi e interdisciplinares, com alegria e sorriso no rosto. Mas precisamos ir mais longe, precisamos chegar à transdisciplinaridade”, disse José Dirceu Ribeiro em seu discurso de despedida, após quatro anos como coordenador do Ciped.

Para Nolasco, ser coordenador do Ciped é a realização de um sonho. Durante o período que estiver à frente do centro, um dos principais focos do Ciped será o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de saúde e bem-estar de crianças e jovens. Segundo Nolasco, o Brasil hoje tem 92 milhões de crianças e adolescentes que são negligenciadas pelas políticas públicas de saúde.

“O bullying digital, a síndrome do déficit de brincar e as doenças crônicas são alguns dos novos desafios para a pediatria. Vamos buscar ideias novas e cooperação em pesquisas que associem o olhar humanístico ao valor biomédico, além de promover a disseminação do conhecimento produzido aqui”, pontuou Nolasco em seu discurso.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM