Mangia che te fa bene! Cipoi realiza oficina de culinária italiana adaptada à fenilcetonúria
Publicado por: Camila Delmondes
07 de novembro de 2016

Compartilhar:

Em uma ação para mobilizar os pais e pacientes com diagnóstico de fenilcetonúria, a equipe do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp – em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) – realizou no dia 27 de outubro, a Oficina de Culinária Italiana Fenil, com preparações adaptadas à dieta dos pacientes.

A oficina foi conduzida pela psicóloga Vanessa Brilhante, a pediatra Keila Hayashi e a nutricionista Renata Guirau. Ao todo, 20 pessoas colocaram a mão na massa e degustaram um menu que inclui nhoque, macarrão, pizza e sorvete.

“Na fenilcetonúria – explica Renata Guirau – os pacientes não podem fazer o consumo de proteínas, tendo que manter uma dieta isenta de alimentos como trigo, ovo, carnes, leite e derivados e oleaginosas. Isso faz com que as opções do cardápio fiquem bastante reduzidas. Apesar disso, algumas adaptações podem ser feitas para enriquecer a dieta”.

De origem genética, a fenilcetonúria é causada pela deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase ou de seu co-fator tetraidrobiopterina. Quando não tratada, a doença desencadeia sintomas como deficiência cognitiva, dermatite atópica, microcefalia, hiperatividade, dentre outros.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM