Lapacis completa 15 anos e lança curso sobre práticas integrativas em saúde
Publicado por: Camila Delmondes
29 de março de 2021

Compartilhar:

Aconteceu no dia 20 de março a abertura do curso de extensão Práticas integrativas em saúde – Ampliação da cultura de cuidado. Com duração de 18 meses, o curso teve 53 inscritos de diversas localidades do pais. A abertura contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Hashimoto, do diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, do coordenador da Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários da FCM, Rodolfo de Carvalho Pacagnella e do coordenador do Lapacis e professor do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Nelson Filice de Barros.

“Nesse ano em que o Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis) e a Política Nacional de Práticas Integrativas estão completando 15 anos de funcionamento, lançar novamente esse curso é uma grande realização, uma grande celebração”, diz Nelson Filice.

Dentro da grade curricular do curso estão os fundamentos sociais, culturais, históricos e políticos das racionalidades médicas e Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Brasil, as noções de culturas de cuidado, a ética e bioética no campo da saúde, fundamentos da medicina tradicional chinesa, antroposofia, homeopatia e ayurveda e das práticas terapêuticas presentes na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), como yoga, musicoterapia, arteterapia, cromoterapia, florais e outras PICs que são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde.

Para o coordenador de Extensão da FCM, Rodolfo Pacagnella, “a extensão universitária promove a integração do saber acadêmico com as necessidades da comunidade. Juntas, são capazes de construir um saber sólido dentro da sociedade brasileira”.

De acordo com o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, a prática científica e a racionalidade médica se impõem diante da pandemia de Covid-19, pontos esses que fazem parte das linhas principais do curso ofertado. “A saúde é um universo difícil de contextualizar em poucas palavras e as PICs têm um espaço importante dentro desse cenário. Qualquer prática teve ter referência na ciência, na medida do possível”, salientou Zeferino.

Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, destacou que a Unicamp tem 35 mil alunos inscritos nos diversos cursos de Extensão da Unicamp oferecidos anualmente. “Esse curso, oferecido pelo Lapacis, é a cara da Unicamp, pela sua forte interdisciplinaridade. Que vocês sejam bem-vindos e aproveitem bastante o curso”, desejou Hashimoto.

Assista aqui a abertura e a primeira aula do curso Práticas integrativas em saúde – Ampliação da cultura de cuidado.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM