Laboratório DISAPRE e docentes do Departamento de Neurologia da FCM recebem prêmios internacionais
Publicado por: Camila Delmondes
08 de janeiro de 2021

Compartilhar:

Ainda no mês de dezembro, o Laboratório de Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Deficit de Atenção (DISAPRE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o Prêmio Internacional de Eficiência e Grupos de Pesquisa ‘Prof. Dr. Fernando César Capovilla’. O reconhecimento foi realizado durante o Congresso Internacional Brainn Connection Brasil 2020, evento chancelado pelo Projeto Erasmus +, CAP SUR L’ecole Inclusive em Europe.

“Receber esse prêmio mostra a importância de um serviço pioneiro. Fomos o primeiro Laboratório de Pesquisa nesta linha no Brasil e modelo a ser seguido por outros em diversas instituições. Formamos inúmeros profissionais que levam a importância da interdisciplinaridade no atendimento da criança com transtornos de aprendizagem, atenção e outras disfunções do Neurodesenvolvimento”, comentou a docente do Departamento de Neurologia da FCM e coordenadora do DISAPRE, Sylvia Maria Ciasca, que no mesmo evento recebeu o Prêmio Special Tribute 2020, que reconhece as melhores práticas em educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança.

“Ambos os prêmios colocam o DISAPRE e a FCM como centros de referência em diagnóstico, o que nos deixa extremamente feliz”, disse Sylvia, ao observar que o reconhecimento internacional vem ao encontro do reconhecimento recebido internamente, no país. “A cartilha do Enem, publicada ontem (7), nos referencia quanto às práticas relacionadas à Dislexia, Transtornos do Déficit de Atenção e Autismo. Esperamos poder contribuir sempre e mostrar que a pesquisa científica correta nos leva a boas práticas”, agradeceu.

Para o chefe do Departamento de Neurologia da FCM, Li Li Min, os prêmios recebidos pelo DISAPRE e pela professora Sylvia Ciasca, conferem selo de qualidade à Unicamp junto a União Europeia, através do Projeto Erasmus +. “Esses prêmios reconhecem a magnitude social e profissional das boas práticas desenvolvidas no mundo, visando o desenvolvimento humano. Estamos muito honrados com esse reconhecimento”, destacou.

Ao lado da neuropediatra e docente aposentada do Departamento de Neurologia da FCM, Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro, Sylvia Maria Ciasca também recebeu, no mês de dezembro, o título de Professor Honoris Causa da Universidade do Sul da Flórida.

Leia também
Educação e Aprendizagem no Brasil: “Ainda somos os mesmos”, afirma neuropsicóloga da FCM

Livro sobre neurologia infantil traz os avanços científicos da última década para ajudar na conduta clínica



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM