Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa da FCM apresenta cinco trabalhos em Congresso Europeu de Psiquiatria
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
17 de maio de 2024

Compartilhar:

Cinco trabalhos do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa (LPCQ) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foram apresentados no 32º Congresso Europeu de Psiquiatria, em Budapeste, na Hungria, de 6 a 9 abril. Egberto Turato, professor do Departamento de Psiquiatria responsável pelo LPCQ, esteve presente no evento, juntamente com o aluno Lucas Valladão, do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas. Os trabalhos foram expostos no formato e-pôster.

“Nossos trabalhos qualitativos, isto é, de Ciências Humanas Aplicadas ao campo das vivências nos enquadres clínicos, suscitam demandas de interesse quanto à escolha dos temas, aos sujeitos estudados no ambiente de um hospital-escola público brasileiro, e quanto ao quadro teórico psicodinâmico”, declara Egberto.

Segundo o docente, pesquisadores de todos os níveis do LPCQ têm levado seus resultados ao congresso, desde 2010, totalizando 87 trabalhos. Os resumos são publicados na revista da entidade promotora, em uma edição especial do European Psychiatry, o que dá visibilidade mundial aos trabalhos e a seus autores, indexados por plataformas como PubMed. “Estas divulgações acabam sendo citadas por pares em suas produções. Assim, nossos pesquisadores, bem como a FCM e a Unicamp, ganham mais visibilidade ao redor do mundo”.

Finaliza Egberto: “Salientamos que, por princípio da tarefa investigativa acadêmica grupal, os pós-graduandos do LPCQ são coautores entre si, visto que participam habitualmente da atividade de pesquisa como ‘pares de validação dos achados’ em reuniões semanais”.

Egberto Turato, professor responsável pelo LPCQ, e Lucas Valladão, aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da FCM. Foto: divulgação

Lista de trabalhos e autores apresentados

Programa de Pós-graduação em Oncologia

“Emotional meanings attributed to sexual experiences reported by Brazilian Men with Head and Neck Cancer seen at a Public University Oncologic Outpatient Service: A Qualitative Study” - Ricardo Sant'Ana.

“Family caregivers of patients with Head and Neck Cancer seen at an oncologic outpatient service of a Brazilian public university: A qualitative study on reports regarding interpersonal emotional handling” - Sarah Adriely.

“Emotional meanings reported by patients about their life experiences under the following in the Watch and Wait protocol: A qualitative study in a Brazilian surgery university specialized outpatient service” - Milena Suedt.

Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas

“Psychological meanings reported by patients with Graves' Disease in hyperthyroidism but without ophthalmopathy about their quotidian life: A qualitative study conducted in a Brazilian university specialized outpatient service” - Lucas Valladão.

Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia

“Psychological meanings reported on access to guidance on love life and sexuality in prenatal consultations at a public primary health care service in a Brazilian metropolitan city: a qualitative study with pregnant adolescents” - Paula Ortolan

Egberto, coordenador do Laboratório de Pesquisa Clínico-Qualitativa. Desde 2010, grupo apresentou 87 trabalhos no Congresso Europeu de Psiquiatria. Foto: divulgação

O LPCQ

Com 27 anos de criação, o LPCQ desenvolve pesquisas na busca da compreensão dos significados atribuídos pelas pessoas aos fenômenos vivenciados do adoecer e dos cuidados. Utiliza o Método Clínico-Qualitativo (MCQ) - especificação e refinamento dos métodos genéricos focado na Psicologia Médica, para aplicação em settings clínicos assistenciais, aplicando entrevistas semidirigidas de questões abertas, em profundidade, na coleta de dados com sujeitos, seguida de Análise de Conteúdo Clínico-Qualitativa (ACQC) na emergência de núcleos de significados, enquanto categorias para interpretação, sob um quadro de referências teóricas psicodinâmicas.

O congresso

O evento, promovido anualmente pela Associação Europeia de Psiquiatria (EPA) no mês de abril, atrai psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, residentes e alunos de graduação de todos os continentes. A edição de 2024 reuniu cinco mil participantes, que puderam apreciar cerca de dois mil abstracts (resumos) expostos. O lema deste ano do congresso foi “Saúde Mental: Aberta e Inclusiva!”, destacando três aspectos fundamentais da psiquiatria moderna.

A Associação Europeia de Psiquiatria

A Associação Europeia de Psiquiatria tem membros ativos em 88 países e de entidades que representam mais de 78 mil psiquiatras europeus. As atividades da EPA atendem aos interesses dos psiquiatras na academia, na pesquisa e na prática em todas as fases do desenvolvimento de carreira. A EPA trata da psiquiatria e disciplinas afins e concentra-se na melhoria do atendimento aos pacientes, bem como no desenvolvimento da excelência profissional.



Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM