Laboratório de Microbiologia adquire equipamento para identificação rápida de bactérias e fungos
Publicado por: Camila Delmondes
04 de dezembro de 2017

Compartilhar:

O Laboratório de Microbiologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp está adquirindo o equipamento Matrix Assisted Laser Desorption Ionization – Time of Flight (Maldi-Tof) que trará um grande avanço tecnológico e agilidade na identificação de bactérias e fungos. O Maldi-Tof é uma técnica de espectrofotometria de massa que detecta moléculas de massa maior, como as proteínas.

De acordo com o médico Carlos Emílio Levy, uma das principias características do equipamento é identificar em cerca de 5 minutos – a partir de uma cultura positiva de uma bactéria, microbactéria ou fungo – o gênero e espécie destes microorganismos. Na metodologia automatizada, esse tempo é cerca de 100 vezes maior e com menor precisão.

“Outra vantagem é que o equipamento, praticamente, não consome insumos. Esse equipamento é de grande potencialidade e terá aplicações na rotina e pesquisa. Ele terá um importante impacto clínico na agilização do diagnóstico e conduta terapêutica de infecções graves”, explicou Levy.

Para relatar as vantagens, recursos e limitações desta nova metodologia na identificação de microorganismos, aconteceu no dia 29 de novembro, no anfiteatro Paulistão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a palestra O desempenho do Maldi-Tof na rotina do Laboratório de Microbiologia Clínica.

A palestra foi proferida por Marinês Dalla Valle Martino, professora adjunta da disciplina de Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenadora médica do setor de microbiologia Departamento de Patologia Clínica e Anatomia Patológica do Hospital Albert Einstein.

De acordo com Levy, o equipamento custou R$ 1 milhão de reais e foi adquirido por verba parlamentar do deputado federal Paulo Freire. A previsão é de que o Maldi-Tof seja inaugurado nas próximas semanas.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM