Jamiro Wanderley profere aula magna para as turmas de Medicina e Fonoaudiologia
Publicado por: Camila Delmondes
06 de março de 2017

Compartilhar:

O médico Jamiro da Silva Wanderley proferiu a aula magna para os alunos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento aconteceu no dia 2 de março, às 18 horas, no auditório da FCM. A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, pelo diretor associado da faculdade, Roberto Teixeira Mendes, pela coordenadora associado do curso de Medicina Joana Fróes Bragança Bastos e pela coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Christiane Marques do Couto.

“Vocês estão iniciando uma trajetória numa das melhores universidades no país em cursos que receberam notas máximas nos rankings. Muitas das coisas que ouvirão nos próximos anos farão com que percebam a necessidade de atuarem em equipe e partilharem os conhecimentos”, comentou Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia ao dar as boas-vindas aos calouros.

Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora associada do curso de graduação em Medicina,  confirmou que o médico e o fonoaudiologista devem trabalhar juntos em benefício do paciente. “Nós estaremos presentes nos momentos de alegria e de sofrimento das pessoas, do começo ao final da vida, em todos os momentos importantes, desde a assistência médica adequada até a luta por um mundo melhor. Tenham interesse pelas pessoas, só assim vocês terão a oportunidade de conhecer o que é humano”, reforçou Joana.

Roberto Teixeira Mendes aconselhou os calouros a retomarem seus talentos e vocações – esportes, arte, lazer – e aproveitarem tudo o que a Universidade oferece. Outro ponto destacado pelo diretor associado da FCM foi que os alunos não aceitem nenhum tipo de constrangimento. “Queremos um ambiente de convivência pacífica, de solidariedade e fraternidade típicos de como cuidamos de nossos pacientes. As portas da diretoria, da Ouvidoria e da Comissão de Apoio ao Ensino estarão abertas para qualquer demanda ou reclamação”, disse Teixeira.

O diretor da FCM Ivan Felizardo Contrera Toro parabenizou os alunos por escolherem a Unicamp e estendeu os cumprimentos a todos os pais e familiares presentes na aula magna. “Somos encantados com a faculdade porque ela é diferente, formamos aqui um profissional mais humanizado, que gosta de cuidar de gente. Ninguém é bom médico se não for boa pessoa, coerente em todo seu trajeto, desde atender, ser um bom filho ou um bom colega de turma”, sentenciou Ivan.

O médico Jamiro da Silva Wanderley é daquelas pessoas que todos querem ficar perto. Ninguém sabe o porquê, mas todos querem, realmente, ficar perto. Talvez seja pelo sorriso, pelas mágicas que ele faz de vez em quando ou por aquilo que ele mesmo diz que gosta de fazer: espalhar sementes. “Podemos fazer coisas sérias, mas sempre com bom humor”, diz com frequência o médico formado pela Unicamp e coordenador da disciplina de semiologia do curso de graduação em Medicina.

Segundo Jamiro, a universidade é um lugar muito especial onde é possível entrar em contato com muita gente, algumas interessantes e outras não. Às vezes, uma palavra machuca mais que um tapa e é preciso transformar a vida em algo mais interessante. Ainda de acordo com Jamiro, as pessoas querem três coisas na vida: saúde, amor e dinheiro.

“Quando se faz uma coisa sem amor, você não tem nada. Aquilo que é certeza hoje, pode ser motivo de risada amanhã. Dentro de cada um há muita luz. Muitas pessoas irão passar por vocês, no atendimento clínico e na vida. Espalhem essa luz em cada lugar que vocês forem e transformem a vida das pessoas em algo bem diferente”, aconselhou Jamiro ao arrancar lágrimas e aplausos da plateia, numa aula magna de muita magia e sabedoria.

Leia também:



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM