Ivan Toro assume diretoria da Faculdade de Ciências Médicas nessa sexta-feira (4)
Publicado por: Camila Delmondes
07 de outubro de 2015

Compartilhar:

Acontece na manhã dessa sexta-feira (4), a cerimônia de posse do novo diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ivan Felizardo Contrera Toro venceu a consulta realizada com docentes, alunos e funcionários com 50,3% dos votos. Ele assumirá a gestão da faculdade até julho de 2018, ao lado de seu diretor associado, Roberto Teixeira Mendes, professor do Departamento de Pediatria. O evento será realizado no Auditório 5 da FCM, às 10 horas. Veja convite.

Diversas autoridades da área da saúde e da administração pública são esperadas para cerimônia de posse conduzida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. Também estarão presentes os atuais, diretor e diretora associada da FCM, Mario José Abdala Saad e Rosa Inês Costa Pereira, que encerram a gestão relativa ao quadriênio 2010-2014.

Saiba mais

Diretor

Ivan Felizardo Contrera Toro possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Cirurgia pela Unicamp (1991) e doutorado em Cirurgia pela Unicamp (2000). Atualmente, é professor doutor concursado da Unicamp. Foi superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp (2002), coordenador da disciplina de Cirurgia Torácica (2000-2010 e 2013-2014), coordenador de administração do Hospital Estadual de Sumaré (2013-2014) e coordenador associado do Departamento de Cirurgia da FCM (2010-2014). Ao longo de sua carreira, recebeu homenagem de 10 turmas, patrono de três e paraninfo de uma.

 

 

Diretor associado

Roberto Teixeira Mendes fez graduação em Medicina  (1979), Residência Médica em Pediatria (1982), formação em Saúde Pública (1983) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente na FCM da Unicamp (1996). Foi vice-presidente e presidente da Adunicamp (1985-1987), Pró-Reitor de Extensão da Unicamp (1999 a 2001), coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM (2006 a 2009), coordenador do Cecom (2009-2013) e chefe do Departamento de Pediatria da FCM (2013-2014).

 

 

 

 

Sobre a Faculdade de Ciências Médicas

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp tornou-se uma instituição de referência, não apenas no Brasil, como também no exterior. Seu corpo docente é constituído por 291 professores e em seus cursos de graduação de medicina fonoaudiologia e farmácia estudam, aproximadamente, 1,1 mil alunos. Em 2013, o curso de Medicina atingiu o patamar de 145,4 candidatos por vaga, tornando-se o curso mais concorrido no Vestibular da Unicamp e a Medicina mais procurada do Brasil. O curso de graduação em Enfermagem, que a partir de 2012 tornou-se Faculdade de Enfermagem e em 2014 o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Ainda em 2014, a Congregação da FCM aprovou a criação do curso de Fisioterapia e propôs a criação do curso de Serviço Social, ainda em deliberação.

Atualmente, quinze departamentos compõem a faculdade: Anatomia Patológica, Anestesiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Farmacologia, Genética Médica, Saúde Coletiva, Neurologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Patologia Clínica, Pediatria, Psicologia Médica e Psiquiatria, Radiologia, e Tocoginecologia. Em fase de aprovação, está o Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação.

Nos 11 Programas de Pós-Graduação da FCM estudam aproximadamente 1,2 mil em aprimoramento, mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doutorado. Os programas em Fisiopatologia Médica e Tocoginecologia receberam nota máxima (conceito 7). Por sua vez, também foram bem avaliados os cursos em Ciências da Cirurgia, Ciências Médicas, Clínica Médica, Farmacologia, Gerontologia, Saúde Coletiva e Saúde da Criança e do Adolescente (conceito 5). Em 2013, foram produzidos mais de mil artigos aprovados para publicação em periódicos nacionais e internacionais, fruto de um crescimento progressivo, observado no período 2010-2014. No mesmo período, aumentou também o número de teses defendidas, de 291 em 2010, para 358 em 2012.

Na Residência Médica, a FCM disponibiliza 79 programas credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de programas complementares em 28 áreas, com cerca de 550 médicos-residentes. A busca pela Residência Médica registrou aumento de 32,4% no Processo Seletivo de 2014, em comparação ao ano anterior, indo de 1.469 para 1.945 candidatos. Há dois anos, a Faculdade criou a Residência Multiprofissional. No processo seletivo de 2013 participaram 120 candidatos. A modalidade deu um salto de 250% no número de inscritos durante o Processo Seletivo de 2014, registrando 478 concorrentes.

Atualmente, há na FCM 172 linhas de pesquisa e 871 projetos com financiamento em andamento, distribuídos nos 101 laboratórios espalhados pelo complexo da área da saúde da Unicamp. Destacam-se nesse sentido, projetos iniciados em 2012 com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e que totalizaram mais de 16 milhões em investimentos. Preocupada com a formação de novos pesquisadores, a FCM redobrou esforços para a oferta de auxílios e bolsas de pesquisa. Dados da Fapesp totalizam, em 2013, 2.785 auxílios e bolsas destinadas à faculdade. Os grandes projetos temáticos foram as grandes conquistas recentes da FCM no campo da pesquisa. Ao todo, 8 Projetos Temáticos, 2 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), 2 Programas de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e 2 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), dão corpo ao conhecimento científico liderado pela FCM. Projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a doenças infecciosas e saúde da mulher somaram mais 4 milhões em investimento.

As atividades assistenciais conduzidas pela FCM são outros aspectos a destacar. Elas estão diretamente ligadas aos serviços de saúde oferecidos pela Unicamp a uma população de quase 6 milhões de habitantes. Integram esse complexo o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), o Hospital Estadual de Sumaré (HES), o Hemocentro, o Gastrocentro, Centros de Saúde e seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) localizados em diversos municípios paulistas. Por duas vezes, em 2010 e 2012, a faculdade foi convidada a indicar concorrentes ao prêmio Nobel de Medicina. De seus bancos escolares saíram nomes para cargos públicos municipais, estaduais e federais na área da Saúde.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM