IPC completa dez anos com apresentação de trabalhos
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Alunos do primeiro ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram na tarde desta terça-feira (30) no saguão e no anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula da FCM os trabalhos dos módulos I e II da disciplina Introdução à Prática de Ciência (IPC), criada há dez anos após a reforma curricular do curso de medicina. Segundo a professora do Departamento de Tocoginecologia e responsável pelos módulos, Fátima Böttcher, a disciplina é equivalente à metodologia científica e o objetivo é ensinar os alunos a produzir e a consumir ciência, desenvolvendo uma atitude crítica e ativa sobre a produção do conhecimento. “Cada aluno tem um orientador e um supervisor de turma. De cada turma, 20% seguem para a iniciação científica”, explicou Fátima.

Alcir Escocia Dorigatti disse que ao entrar na faculdade não imagina como era fazer pesquisa. Ele apresentou o trabalho “Carcinoma medular de tireóide: o gene RET, o meio-ambiente e a metabolização de xenobióticos”, desenvolvido no laboratório de genética molecular do câncer (Gemoca), sob a orientação da professora e pesquisadora Laura Sterian Ward, do Departamento de Clínica Médica. A partir do próximo ano, Dorigatti pensa em fazer iniciação científica e começar o mestrado já dentro da graduação. Em seus planos, o doutorado será feito junto com a residência médica. “Eu sempre achei interessante a área da pesquisa, principalmente em genética molecular. Já tenho outros projetos em andamento. No IPC abriu uma porta para nós. Aprendemos a pesquisar e fazer correlações com os conteúdos das aulas. Isso nos torna mais críticos”, comentou o primeiranista do curso de medicina.

A aluna Thais Zolini achava complicado desenvolver um esboço de pesquisa já no primeiro ano do curso. O seu trabalho “Avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de boca”, orientado pela professora Silvia Santiago, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, foi um dos premiados na categoria “Resumo” e ficou bastante surpresa com o prêmio simbólico, mas que contará alguns pontos em sua nota final. “Eu não sabia que eles davam esse empurrãozinho. Eu já tenho um trabalho quase pronto que posso usar para a iniciação científica. Sei que a pesquisa é algo importante, mas eu gosto mesmo é da área clínica, de atender os pacientes”, comentou Thais.

A professora aposentada do Departamento de Pediatria da FCM, Eliana Barison, foi uma das primeiras monitoras e orientadoras do IPC desde a sua criação, juntamente com o professor Heleno Rodrigues Corrêa Filho. Ambos foram homenageados durante o evento. Eliana aproveitou para conversar com os alunos e avaliar alguns dos trabalhos. Ela se mostrou bastante surpresa com a qualidade das pesquisas apresentadas e disse que a disciplina permite ao médico uma avaliação crítica do paciente. “Nas outras disciplinas, você aprende uma ciência já pronta, de forma passiva. O pulo do gato do IPC é permitir que o aluno sinta o movimento do pensamento que produz o conhecimento. Ao fazer o diagnóstico de um paciente, a partir do estudo de uma nova terapia, por exemplo, ele pode refazer o percurso da produção desse conhecimento e compreender o que está se passando com o seu paciente”, explicou Eliana.

 Projetos vencedores do IPC segundo categorias:

 

Aspectos éticos:
MARCADORES MATERNOS DO DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS
Amanda Z. M.Silva
Orientador: Dr. Carlos Roberto Rivoredo
Departamento de Pediatria

 

 

Tema original:
MÚSICA COMO COADJUVANTE NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA REFRATÁRIA
Camila Ayume Amano Cavalari
Orientadores: Dra. Paula Teixeira Fernandes Boaventura e Dr. Li Li Min
Departamento de Neurologia

 

 

Resumo:
Avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de boca
Thais Zolini
Orientação: Profa. Dra. Silvia Maria Santiago
Departamento de Medicina Preventiva e Social

 

 

Ensaio biológico:
AÇÃO DO EXTRATO DE CACAU NA PRESSÃO ARTERIAL DE SHR
Paula Caroline Guissi
Orientador: Prof. Dr. José Butori Lopes de Faria
Departamento de Clínica Médica-Área de Nefrologia

 

 

Revisão de literatura:
AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Felipe Fonseca
Orientador: Prof. Dr. Benito P. Damasceno
Departamento de Neurologia

 

 

Estudo qualiquantitativo:
AVALIAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DA ESPIRITUALIDADE ENTRE ACADÊMICOS E PROFESSORES DO SEXTO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNICAMP
Gustavo Oehlmeyer
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto de Souza
Departamento de Medicina Preventiva e Social

 


Estudo quantitativo:
AVALIAÇÃO DO PAPEL DA ASSOCIAÇÃO DE PACLITAEL COM METFORMINA EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO ESTÁGIO IV OU RECORRENTE
Andrezza Cristiane De Nardi
Orientador: Prof. Dr. José Barreto Campello Carvalheira
Departamento de Clínica Médica





Textos e fotos: Edimilson Montalti

 



Notícias mais recentes



Portuguese Residents Share Experiences in Trauma Internships at Unicamp

(Divulgação) Dengue é o tema do podcast Ressonância

Laura Antunes, medical student from Technische Universität München, completes internship at SMS

(Divulgação) HC lança concurso de identidade visual para as comemorações de seus 40 anos

(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM