II Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

 O 2º INOVA FV tem o objetivo de reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para acompanhar os avanços, desafios e desdobramentos após um ano da realização do primeiro INOVA FV em março de 2011 e adicionar novos elementos importantes para discussão. Dessa forma, visa catalisar a construção de uma ação coordenada para o setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país. Aliado a isso, o evento objetiva ainda aproximar as agendas de P&D e Inovação dos diversos agentes, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil.

A realização do evento justifica-se pelo importante momento que a energia solar fotovoltaica está passando no Brasil no sentido da movimentação dos agentes públicos e privados para se estabelecer o seu mercado no país e explorar o potencial nacional de inserção internacional. Essa movimentação se intensificou nos últimos meses desde a realização do primeiro Inova FV em março de 2011. Tendo-se como anteparo as conclusões e recomendações deste primeiro workshop, é importante acompanhar o que tem ocorrido para responder a perguntas como quais foram os avanços alcançados desde então? Tem havido sinergia e articulação entre os agentes? Estão sendo criadas as condições para o estabelecimento do mercado propriamente dito no Brasil (interno e externo)? Quais os desafios que ainda persistem e quais são as soluções sugeridas? Respostas a essas perguntas permitirão apontar correções e pontos de atenção e redirecionar, ou acrescentar novos, esforços, se necessário.

O evento é mais do que um “follow-up” do workshop anterior, trazendo também novos elementos para discussão de caráter prático, como, por exemplo, a experiência internacional com os aspectos administrativos e burocráticos do planejamento, instalação e operação dos sistemas conectados à rede de maneira a evitar a repetição no país de erros passados.

O 2º INOVA FV dirige-se, em especial, a profissionais de empresas de toda a cadeia de produção de energia solar fotovoltaica, tomadores de decisão e grupos técnicos de governos e instituições de fomento à pesquisa, além de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de universidades e instituições de pesquisa de todo o país.

A primeira edição do evento, ocorrida em março de 2011, foi considerada um sucesso, superando a mais otimista de nossas expectativas. Contou com a presença de 282 participantes, com importante participação do setor produtivo e representantes de diversos ministérios e órgãos governamentais, quando se previa um público de 150 pessoas.



Notícias mais recentes



Novo sistema de microscopia vai ampliar parque de equipamentos do Laboratório Multiusuário da FCM

(Divulgação) HC abre vagas para estágios em áreas de níveis técnico e superior

Revista Microorganisms divulga estudo da FCM sobre diagnóstico de infecções congênitas e neonatais em recém-nascidos

Lançamento do livro “Semiologia Cardiovascular”


VI Encontro do Projeto Temático FAPESP: Desigualdades Sociais em Saúde nos municípios sedes de duas metrópoles paulistas


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM