I Workshop de Integração Básico-Clínico marca início da implantação da nova grade curricular do curso de Medicina
Publicado por: Camila Delmondes
21 de agosto de 2023

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I Workshop de Integração Básico-Clínico reúne especialistas da FCM e IB/Foto: divulgação

Texto: Eliana Amaral, Silvia Riceto

No dia 15 de agosto, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, em conjunto com o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (NAPES) e a Coordenadoria de Ensino de Graduação em Medicina (CEG), promoveram o I Workshop de Integração Básico-Clínico do curso de graduação em Medicina, como parte das atividades previstas no processo de reforma curricular. O evento contou com a participação de professores, coordenadores de disciplinas, membros das comissões de ensino do Instituto de Biologia e FCM, NDE, CEG e Napes.

O encontro teve como objetivo, rever a proposta curricular do curso de Medicina que iniciará em 2024, e compartilhar as experiências bem-sucedidas de integração bidirecional que já vem ocorrendo, entre as etapas básica e clínica do curso. A partir daí, serão definidas as agendas de trabalho compartilhado para garantir uma aprendizagem orientada pela aplicação clínica dos conhecimentos fundantes e atualizados das disciplinas básicas. 

Atividade prática realizada em  grupos com o objetivo de integrar professores do Ensino Básico e Ensino Clínico/Foto: divulgação

Os diretores da FCM e IB, Cláudio Coy e Hernandes Carvalho, abriram os trabalhos, manifestando a expectativa de aprimoramento e atualização do curso para formar o médico que vai atuar a partir de 2030. “Este deve ser um trabalho conjunto entre docentes da FCM e do IB, que atuam nas disciplinas que alicerçam as bases da formação e atuação clínicas”, comentaram.

Na sequência, o diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula, apresentou aos 47 participantes do Workshop – 37 da FCM e 10 do IB – as estratégias e premissas que nortearam a reforma curricular para 2024, aprovada neste ano. Na sequência, Fábio Menezes, coordenador do curso de Medicina, apresentou as perspectivas sobre as necessidades de integração básico-clínico, a partir da literatura dos últimos 20 anos.

O diretor associado da FCM, Erich Vinicius de Paula/Foto: Mario Moreira

Os coordenadores de graduação do IB, Helena Barbosa Sampaio e Danilo Ciccone Miguel, fizeram um breve relato sobre as disciplinas de responsabilidade daquela Unidade (identificadas como BS) e suas recentes mudanças. Também ressaltaram a participação dos docentes da FCM no oferecimento das disciplinas do ciclo básico ao curso de Medicina.

Os coordenadores de graduação do IB, Helena Barbosa Sampaio e Danilo Ciccone Miguel/Foto: Mario Moreira

A coordenadora do Napes da FCM, Eliana Amaral, ressaltou a importância da construção coletiva do currículo a partir das discussões em grupos, realizadas na segunda metade do evento. Abrindo a palavra aos participantes, ela estimulou o relato de experiências bem-sucedidas a serem lembradas nas conversas que viriam a seguir. Este I Workshop marca o início da implantação da nova grade do curso de Medicina, que prosseguirá sob a condução da Comissão IB-FCM”, disse.

Em destaque na imagem, a coordenadora do Napes da FCM, Eliana Amaral/Foto: Mario Moreira

Com o apoio da assessora pedagógica e coordenadora de apoio acadêmico da FCM, Silvia Riceto, os participantes da oficina foram distribuídos em grupos com o objetivo de integrar professores do Ensino Básico com professores do Ensino Clínico para discussões relacionadas ao ensino nas disciplinas dos dois primeiros anos do curso médico e como estes conteúdos podem ser retomados na aplicação prática das atividades do Internato Médico.

“Tivemos um encontro muito produtivo entre os docentes da FCM e do IB. Após um período de apresentação do processo de reforma curricular do curso e das premissas alvo da reforma, foi possível debater a importância e estratégias para a implementação de maior integração entre os docentes das duas unidades, visando modernizar e aprimorar o aprendizado dos discentes da Medicina. Os trabalhos terminaram com o compromisso da Comissão Permanente de Integração IB-FCM de trabalhar sobre o tema, para apresentar uma proposta a ser implementada em 2025”, comentou Fábio Menezes.

O coordenador do curso de Medicina da FCM, Fábio Menezes/Foto: Mario Moreira

 



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