I Simpósio Experiências de ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na formação médica reúne especialistas de diversas universidades
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
23 de novembro de 2022

Compartilhar:

Ocorreu na última sexta-feira (18) o I Simpósio Experiências de ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na formação médica, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A organização é do Departamento de Psiquiatria da FCM, por meio das professoras Ana Maria G. R. Oda e Clarissa de Rosalmeida Dantas. O evento, que também foi transmitido de forma online, reuniu especialistas de diversas universidades, visando discutir e trocar experiências a respeito da inserção do tema no ensino médico.

A docente Eloisa Valler, do DPMP, congratulou pela iniciativa. “Agradeço aos professores que gentilmente vieram discutir e contribuir com experiências para que possamos pensar melhor o ensino de Psiquiatria e Saúde Mental. O Departamento de Psiquiatria tem se dedicado com grande interesse em contribuir de forma consciente e responsável com a formação do médico generalista, ciente do seu papel informador e formador. Todos nós somos fruto de professores que se dedicaram a ensinar Psiquiatria Clínica, além do gosto por ensinar”, afirmou a docente, lembrando da oportunidade de a discussão contribuir para o momento em que se pensa na reforma curricular.

A professora Ana Oda enfatizou a importância de pensar Saúde Mental e Psiquiatria fazendo parte da formação médica como uma grande área. “Temos grande distância entre diretrizes nacionais curriculares e a organização efetiva dos cursos de Medicina no país para inserir essas disciplinas no currículo de forma integral”, afirmou.

Ana Maria Oda, uma das organizadoras do evento, fala sobre a importância do assunto. Foto: Péricles Lima/ARPI

Programação

A programação da manhã mesa teve mesa e discussões com os professores e respectivos temas: Cláudio Banzato (Unicamp), “A avaliação psiquiátrica integrada ao aprendizado de semiologia”; Erotildes Leal (UFRJ), “Os desafios do ensino de Saúde Mental e psiquiatria centradas na pessoa: a contribuição da Medicina Narrativa”; Fernanda G. Moreira (Unifesp), “Por um ensino médico humanista: o ensino de Psicologia Médica e Psiquiatria”; Celso Garcia Jr. (Faculdade São Leopoldo Mandic), “O ensino de Psiquiatria e Saúde Mental na graduação de Medicina”.

Já no período da tarde, participaram: Maria Cristina Pereira Lima (Unesp-Botucatu), “Avaliação psiquiátrica: a inversão de papéis como um norte”; Bruno Fontanella (UFSCar), “Simulações de atendimentos na APS e iniciação ao exame do estado mental”; Eduardo C. Humes (FMUSP-SP), “O ensino de Psiquiatria e a discussão de Saúde Mental do estudante de Medicina e do médico: aproveitando os milímetros”; Guilherme Messas (Santa Casa-SP), “Os desafios para a formação de clínicos para o novo paradigma em Saúde Mental”.

Público que acompanhou presencialmente o encontro. Foto: Péricles Lima/ARPI


Notícias mais recentes



(Divulgação) Janeiro Roxo é o mês de conscientização e combate à hanseníase

(Divulgação) Neurocirurgia realiza procedimento raro em paciente com deformidade na coluna

Gustavo Fraga Visits Toronto to Develop Collaboration Between Canada and Brazil Through DERI Unicamp

OCRC: Unicamp-Yale Conference - Metabolic Underpinnings of Cancer


ProEEC recebe propostas para Fóruns Permanentes de 2025


Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM